Pular para o conteúdo principal

Entenda a importância feminina para a agricultura e como empoderá-las é essencial para a redução da fome e a manutenção do meio ambiente

As mulheres e sua importância para a agricultura

Historicamente, o cultivo da terra foi tido como uma atribuição feminina. Quando a produção de alimentos vegetais começou, há cerca de 12 mil anos, eram as mulheres que cuidavam de tudo.

Plantar, cultivar e colher todas as lavouras manualmente eram algumas atividades que faziam parte da rotina de tarefas. Além disso, provavelmente eram elas quem davam água para o gado, tiravam o leite, preparavam a carne e convertiam peles em lã. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, revelou que as mulheres pré-históricas tinham braços mais fortes que os de mulheres profissionais do remo. A hipótese é que a força tenha sido resultado do trabalho de moer grãos, realizado por elas durante horas a fio.

Não à toa, a deusa protetora da agricultura é representada por uma figura feminina. Ceres, na mitologia romana, e Deméter, na grega, estão associadas aos saberes da terra e à capacidade de nutrição e geração. Saiba mais sobre ela.

De acordo com informações divulgadas pela ONU, as mulheres rurais são as responsáveis por mais da metade da produção de alimentos do mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente, 60 milhões de mulheres trabalham no campo na América Latina e Caribe, sendo as responsáveis pela produção de 60% a 80% dos alimentos consumidos na região.

Apesar disso, as mulheres rurais vivem em extrema situação de desigualdade, enfrentando muito mais restrições do que os homens no acesso a terra, insumos agrícolas, água, sementes e tecnologia. Diminuir a desigualdade de gênero nessas regiões é uma das maneiras efetivas de reduzir a fome nos países mais pobres, assim como derrubar as emissões de gás carbônico na atmosfera e combater o consequente desmatamento.

A conclusão foi apresentada no projeto Drawdown: the most comprehensive plan ever proposed to reverse global warming. De acordo com a publicação, os países com mais igualdade entre os gêneros têm, em média, as maiores colheitas.

Pense globalmente, aja localmente

Reconhecer o papel da mulher na esfera da agricultura é urgente e necessário para o contínuo desenvolvimento da sociedade. Claro, políticas públicas são mais que necessárias, mas você também pode – e deve – valorizar o trabalho desenvolvido pelas mulheres do campo. 

Como? Primeiramente, busque conhecer as pequenas produtoras da sua região. Visite feiras livres e orgânicas que acontecem próximas à sua casa e compre de mulheres. A internet também pode ser uma ótima aliada na descoberta de projetos e cooperativas que apoiam o trabalho da produtora feminina.

É inegável que as mulheres conquistaram importantes avanços nos últimos tempos. Entretanto, passado mais de um século das primeiras movimentações feministas, a discriminação de gênero segue sendo uma pauta urgente, manifestando-se independentemente do setor de atividade e do contexto socioeconômico no qual elas estão inseridas.

Para finalizar, vale relembrar que a igualdade de gênero é necessária em todos os ambientes, não apenas no campo. As mulheres devem ser sempre ouvidas e respeitadas.

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta