Pular para o conteúdo principal

Além da questão estética, realizar o cultivo em um recipiente adequado é essencial para o ótimo desenvolvimento das suas verdinhas

São diversos os pontos a serem considerados na hora de escolher uma nova planta para a sua casa. Pois saiba: com os vasos não é diferente. Avaliar as características do ambiente no qual ele ficará, assim como as particularidades da planta, é muito  importante para uma escolha assertiva e o sucesso do cultivo. Os tipos de vaso influenciam diretamente na umidade do substrato e na capacidade de crescimento das raízes.

Comprar vaso: como planejar?

Para começar, pesquise sobre o desenvolvimento da espécie que o recipiente abrigará. No geral, recomenda-se o plantio em um vaso que seja o dobro da planta. Dessa forma, as raízes terão espaço suficiente para respirar e se desenvolver – inclusive, quando elas começam a crescer por meio dos orifícios de drenagem ou aparecem na superfície do solo, é sinal de que a planta precisa ser transplantada para um vaso maior.

Por fim, defina se o acessório será colocado dentro de casa ou em uma área externa, exposto ao tempo. Considere, também, a iluminação que esse vaso receberá e qual costuma ser a temperatura do espaço. Afinal, esses são os pontos principais que impactam o material escolhido.

De cerâmica, plástico, concreto. Sabemos que as opções disponíveis no mercado são diversas. Por isso, compilamos as características básicas dos principais modelos de vaso para facilitar a escolha do melhor modelo de vaso para a sua mais nova plantinha. Confira:

Vaso de fibra PET

Alternativa sustentável, feito com material reciclado de fibra PET, na Yes We Grow ele é chamado de Smartpot. Sua construção exclusiva permite que o excesso de água saia pela base, sem vazar pelas laterais, podendo ser usado com ou sem prato. 

É leve, não desbota nem embolora, pois garante uma maior respiração da raiz, para que as plantas se desenvolvam saudáveis. Ideal para hortaliças, flores e plantas ornamentais, está disponível em três modelos diferentes: redondo, retangular e sacola.

Vaso de barro

Feito de argila, é poroso e auxilia na drenagem da planta, absorvendo o excesso de umidade. O modelo também facilita a circulação de oxigênio no substrato, contribuindo para o não apodrecimento das raízes e o bom desenvolvimento da espécie. 

Se você é daqueles que tende a ser mais conservador na hora de molhar as plantas, talvez seja preciso aumentar a frequência da rega. Após o transplante, redobre a atenção para evitar que a terra fique seca por longos períodos. Cuidado, também, ao realizar a manutenção e a limpeza do ambiente, uma vez que este modelo de vaso é um pouco pesado e quebra facilmente.

Vaso de cerâmica esmaltada

Produzido manualmente à base de argila, permite uma ótima circulação de ar no substrato e a saudabilidade das raízes. São modelos muito mais resistentes do que a versão simples de barro terracota, além de possuir uma gama de design e cores que contribuem para a decoração do ambiente.

A Yes We Grow comercializa modelos de cerâmica do Studio Lily. Produzidos artesanalmente, o acessório confere mais estilo e elegância para a sua casa.

Vaso de plástico

Econômico, prático e altamente adaptável, vai bem em qualquer tipo de ambiente. Para não errar, a dica é ficar de olho na qualidade do material, já que os mais simples ressecam facilmente quando expostos ao sol, levando a uma possível queima das raízes. Em locais externos, procure escolher cores mais claras, que ajudam a refletir o calor. Uma sugestão bem legal é combinar os modelos de plástico com os tradicionais – e amados – cachepôs.

A Yes We Grow possui vasos de plástico com design simples e elegante, que combinam com o estilo de qualquer espaço e atendem às necessidades de todos os tipos de plantas. Resistentes ao sol e à chuva, os recipientes acompanham um prato e estão disponíveis em uma variedade de cores e tamanhos.

Vaso de cimento

Trata-se de um material que tende a reter bastante umidade, uma vez que barra a troca de ar com o ambiente. Justamente por isso, esse tipo de recipiente costuma ser utilizado no plantio de espécies frutíferas, como jabuticabeiras, que demandam uma boa quantidade de água no momento da rega. 

Por serem mais pesados, considere o uso de rodízios nos modelos médios e maiores para facilitar a movimentação do acessório e a limpeza do ambiente no qual ele estará.

Vaso de alumínio

Extremamente durável, o material só não é recomendável para aquelas plantinhas que demandam incidência direta de luz solar, uma vez que pode ficar muito quente.

Na Yes We Grow você encontra vasos de alumínio feitos com pintura eletroestática, que não enferrujam nem atraem mosquitos. Outra vantagem do modelo da marca é o sistema de autoirrigação, capaz de controlar a umidade da planta, fornecendo a quantidade ideal de água para o substrato.

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta