Pular para o conteúdo principal

Quando iniciamos o cultivo de uma nova planta, muitas vezes nos bate aquela dúvida sobre a frequência e quantidade de água que cada espécie necessita para crescer saudável e em harmonia com o ambiente.

Não existe uma fórmula pronta para resolver essa questão, mas a gente encontra algumas respostas observando as plantas que cuidamos no dia a dia. As folhagens, por exemplo, através da coloração e aparência de suas folhas, nos mostram quando estão precisando de água ou quando a irrigação ultrapassou o ideal. 

Se o problema for a falta de água, as folhas começam a ficar “para baixo” e murchas, então nesse caso basta colocarmos um pouco de água, de acordo com o tamanho do vaso e da planta (e o bom senso conta muito na definição dessa medida, viu?) e em algumas horas veremos as folhas se recuperarem e ficarem viçosas novamente. 

Veja aqui algumas dicas para te ajudar a encontrar a frequência e a quantidade de água ideal que suas plantas precisam:

  • Plantas com folhas grossas, como as suculentas e cactáceas, não necessitam de água com frequência porque possuem a capacidade de armazenar água dentro das folhas e caules. Regar uma ou duas vezes por semana, e mantê-las em ambiente iluminado já ajuda para que elas tenham um bom crescimento e aspecto.
  •  Já as plantas com folhas finas e delicadas precisam de mais água. Por exemplo, as samambaias, avencas e plantas de horta. 
  • Ao plantar uma muda, a primeira rega deve ser abundante. Se for em vaso, regue até sair água pelo furo que geralmente tem no fundo de todos os vasos. A drenagem é fundamental para o escoamento da água e conservação das raízes da planta.
  • Depois do plantio, no primeiro mês regue em dias alternados. Após esse período, regue quando a terra estiver começando a ficar seca. Não deixe a planta secar totalmente para regar, isto prejudica o seu desenvolvimento.
  • Se a planta estiver no jardim ou floreira ao ar livre, mas sem excesso de luz e calor do sol, é necessário regar quando você perceber que a terra superior do recipiente está seca e esbranquiçada. Em caso de chuva prolongada e seguida sobre o recipiente, espere a terra secar para regar novamente.
  • Se a planta fica dentro de casa ou em um local que não toma chuva frequente, regue-as em dias alternados, sempre observando a umidade da terra.
  • É recomendado que a rega seja feita com abundância de água em períodos espaçados, ao invés da utilização de pouca água com maior frequência. Pois se for pouca água sempre, as raízes mais profundas podem ficar mais secas do que o desejado.  
  • Uma ótima dica é usar a técnica do “dedômetro” para verificar se a terra mais profunda está recebendo a quantidade de água ideal. 

Recomendamos fazer assim: com uma pá de jardim faça um furo e veja como está a umidade da terra a uns 10 cm de profundidade, se estiver úmida, sinal naquela região – ou até mais fundo – é onde as raízes estão, o que é um ótimo sinal! 

Logo, você pode manter a frequência e quantidade de água que você vem usando.

  • Excesso de água prejudica a planta, então, se o solo ficar sempre molhado, as raízes podem apodrecer e a umidade constante pode também criar um ambiente propício a doenças fúngicas, que acabam matando a planta. 

Uma ótima opção para quem não tem experiência e nem muito tempo para se dedicar à rega ideal das plantas, é o nosso Vaso Autoirrigável. Ele possui um sistema de auto irrigação que mantém sua planta sempre saudável, controlando a umidade e fornecendo a quantidade ideal de água para sua planta, terra ou substrato.

Com ele você terá a ajudinha que faltava no processo do cultivo da espécie que escolher e sua experiência com plantas será ainda mais agradável, além de ter em seu ambiente a perfeita combinação de design e funcionalidade, ideal para a agricultura urbana dentro ou fora de casa.

Veja aqui como é simples usar nosso vaso

Gostou das dicas? Conta pra gente!

Acompanhe a Yes We Grow pelas redes sociais e aqui no Blog. 

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta