Pular para o conteúdo principal

Quando falamos sobre alimentação saudável, sempre ouvimos falar que devemos inserir mais hortaliças, legumes e verduras na nossa dieta. Mas você sabe o que significa cada um? A maneira mais fácil de conseguirmos uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, é  entender o que é cada um e o que eles têm a nos oferecer. 

Hortaliças 

As hortaliças são as partes comestíveis dos vegetais, como as folhas, as flores, os talos, os caules e as raízes. São divididas em dois grupos: legumes e verduras. Ou seja, todos os alimentos que são cultivados em hortas, para consumo familiar ou de larga escala. São ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Além disso, algumas também são ótimas fontes de carboidratos, proteínas e lipídios.

Legumes

Os legumes são vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos tanto abaixo da terra, como na sua parte exterior. São divididos em: raízes, tubérculos, frutos e caules. Geralmente, as partes que comemos dos legumes são os frutos, as sementes ou as raízes.

  • Frutos: são vegetais, em sua maioria salgados, que contém sementes, como a abóbora, a berinjela, o chuchu, o tomate e o pepino.
  • Raízes: vegetais nos quais a parte comestível cresce debaixo da terra, como beterraba, cenoura, mandioca e cebola. 
  • Tubérculos: é uma tipo de raiz que armazena nutrientes energéticos, como batata-Inglesa
  • Leguminosas: tipo de grãos que se encontram dentro de vagens, como feijão, grão de bico, ervilha e soja.
  • Cereais: são compostos por sementes ou grãos, como arroz, trigo e milho.
  • Oleaginosas: são sementes com alto teor calórico, como castanha-de-caju, castanha-do-pará, nozes, amendoins e amêndoas.

Verduras

As verduras são vegetais em forma de folhas e flores. Normalmente, as partes que comemos das verduras são as flores, botões, folhas ou hastes, como a alface,  o agrião, a rúcula, a acelga, a couve, a couve-flor, o brócolis, o espinafre, o aipo, o funcho e o aspargo. São ricas em vitaminas, minerais e fibras. São constituídas de grande quantidade de água. Ou seja, o consumo desses alimentos ajuda na hidratação do corpo. 

Bom Cultivo!

Se tiver dúvidas ou sugestões,  pode contar conosco!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta