Pular para o conteúdo principal

O manjericão é um cultivo milenar que atravessou cada canto do planeta e conquistou o paladar e o olfato de vários povos e culturas. Em diversos tamanhos, cores e texturas, essa planta aromática é um tempero com inúmeras propriedades medicinais. Neste guia detalhado de como plantar manjericão, você vai descobrir como é super simples e rápido o seu cultivo. 

Como germinar

Pode ser germinado no local definitivo ou para transplante. Coloque de duas a três sementes, em uma profundidade de aproximadamente 1 cm e cubra com terra. Mantendo a terra úmida, em 7 dias, elas começarão a brotar. 

Como preparar o vaso

Para se desenvolver bem, o manjericão precisará de terra fértil e com boa drenagem. Prepare um substrato adequado ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico. importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem.

Como plantar

Quando apresentar 3 pares de folhas, selecione as melhores mudas e transplante para o local desejado. Se já estiverem no local definitivo, certifique-se de que não haja competição entre duas mudas que brotaram no mesmo local, removendo uma delas se for necessário.

Qual a melhor época para plantar?

Em países tropicais, como o nosso, pode-se cultivar em qualquer época do ano. Se o inverno for muito rigoroso na sua região, evite plantar nessa época. 

De que tamanho minha planta vai ficar?

Em média o manjericão atinge 60 cm de altura e pode crescer bastante para os lados, parecendo um pequeno arbusto. Algumas variedades podem ficar enormes, ultrapassando 1 m de altura com facilidade. Confira qual é o tipo de manjericão que você vai plantar!

Posso plantar em vasos?

Com certeza! Recomendamos plantar em algum recipiente que tenha, pelo menos 30 cm de profundidade, para que o manjericão tenha um bom enraizamento e se desenvolva plenamente.

Necessidade de sol

Por mais que seja possível cultivar em locais sombreados, o manjericão crescerá melhor com bastante sol. Priorize um lugar bem iluminado e com sol direto. Uma média de 6 horas diárias é o suficiente para essa planta.

E se eu plantar direto na horta?

Também é uma excelente opção. O manjericão tem um forte aroma que vai repelir insetos e pragas que prejudicam sua horta. Reserve um espaço de aproximadamente 30 cm de diâmetro e deixe que esse cultivo amigo turbine sua plantação.

Como irrigar

Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela. É importante manter o substrato sempre úmido, evitando que esteja seco ou encharcado. A freqüência da rega pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.

Como faço para adubar?

O sucesso do manjericão depende dos nutrientes presentes no solo. Para garantir que o seu substrato atenda as necessidades da planta, recomendamos adubação semanal. Confira os nossos produtos de Nutrição Básica e Estimulante Yes, We Grow

Quando começo colher?

Você poderá começar a colher quando seu manjericão estiver minimamente desenvolvido, o que deve acontecer, aproximadamente, dois meses após o plantio. Por se tratar de uma colheita contínua, não existe um momento exato para realizá-la.

Como devo colher?

Utilize uma tesoura de poda para cortar os ramos que irá utilizar. Esse corte deve ser realizado no caule, acima de um par de folhas (o mais rente possível sem prejudicar as folhas). Essa técnica é valiosa porque permite que o  manjericão continue se desenvolvendo após a colheita.

Tenho que podar?

Sim, realizando podas constantes seu manjericão ficará mais vigoroso e ramificado. Sempre que uma rama estiver com 4 pares de folha realize uma poda, cortando o caule acima do terceiro par de folhas. Dessa forma, a rama irá bifurcar e o  manjericão produzirá mais. As folhas podadas podem ser utilizadas em qualquer receita e até mesmo para fazer um chá medicinal.

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?

Não há contra indicação. O manjericão é considerado um curinga para hortas pois colabora com todas as outras plantas. As combinações mais utilizadas são com abóbora, aspargo, feijão, pepino, repolho e tomate.

Quais as pragas e doenças mais comuns?

Mantendo uma boa nutrição e irrigação constante a maior parte dos problemas serão evitados. Quando há desequilíbrio no sistema, o manjericão pode ser atacado pela larva mineira, que é transmitida por mosca. Quando perceber manchas nas folhas faça a remoção manual das folhas atacadas.

Como posso combater as pragas?

Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas, é interessante pensar em adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.

A principal medida, que ajuda todo tipo de horta, é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, coentro, alecrim, citronela e hortelã são repelentes naturais para a maioria das pragas. Então, considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante, é utilizar algum tipo de repelente natural. Conheça o nosso produto.

Se o seu problema for com fungos, provavelmente existe um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido. Evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados. É recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença para que não se espalhe.

Quanto tempo dura um manjericão?

O manjericão é uma planta anual, o que significa que vai completar o ciclo de vida em aproximadamente um ano (germinação, crescimento, floração, reprodução, morte). Quando ele entrar no período de floração, significa que já está no final do ciclo, produzirá sementes e depois morrer. Para prolongar a vida do manjericão, realize a remoção das flores.

Como posso reproduzir meu manjericão?

Deixe que o manjericão complete o ciclo de vida para que as flores produzam sementes. Isso ocorrerá naturalmente e você terá diversas sementes para germinar e distribuir aos amigos. Por mais que seja lindo conhecer o processo reprodutivo completo, existe uma técnica mais rápida e prática para produzir mudas. Selecione uma rama pequena (com dois ou três pares de folhas) que esteja saindo do caule principal da planta-mãe e faça um corte na base do talo. Coloque a rama em um recipiente com água. Quando você perceber que a rama está soltando raízes plante na terra e veja um novo manjericão se desenvolver.

Ciclo Fenológico

  • Fase de Germinação: 7 dias

Sua semente irá germinar e se transformar em uma muda em 7 dias.

  • Fase de Crescimento: 30 dias 

Nesta fase, a muda vai crescer e virar uma planta adulta.

  • Fase de Produção: 60 dias

O manjericão já está bem desenvolvido, as primeiras ramas podem ser colhidas.

  • Fase de Colheita: 90 dias

A partir desse momento é possível colher com frequência.

  • Fase de Rebrote: 120 dias.

Os ramos vão brotar e rebrotar para garantir uma colheita constante.

Conforme as sementes se desenvolvem, a planta irá secar e morrer. Utilize as sementes para recomeçar o ciclo.

Fatos Científicos

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Família: Lamiaceae

Gênero: Ocimum

Bom cultivo! 

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta