Pular para o conteúdo principal

Orientações certeiras para você acertar nos cuidados com as suculentas, essas plantinhas que são lindas e fáceis de manter

Pode acreditar: cultivar suculentas está bem longe de ser um bicho de sete cabeças. Por serem rústicas e resistentes, elas são ótimas opções para quem quer dar os primeiros passos no maravilhoso universo da jardinagem.

Com formas inusitadas e cores encantadoras, as plantinhas atraem entusiastas por todo o globo. Sem falar que são democráticas e se encaixam nos mais variados espaços, desde que fiquem em ambientes bem iluminados. 

Já imaginou um cantinho perfeito para elas? Então confira as nossas dicas de plantio, solte sua criatividade e arrase nas composições.

O que são suculentas?

Trata-se de uma denominação para aquelas plantas que conseguem reter água em diversos pontos da sua estrutura, como caule, talo, tronco, raízes e folhas – característica que confere o aspecto carnoso, típico das suculentas.

Nativas de regiões mais secas e áridas, a incrível capacidade reservatória dessas espécies garante sua sobrevivência durante os longos períodos de estiagem típicos desses locais.

É importante ressaltar que suculenta é um termo utilizado de forma generalista, e não um grupo, família ou espécie adotado formalmente pela botânica.

Qual o melhor ambiente para cultivar suculentas?

A chave do sucesso é escolher um espaço bem iluminado, com incidência direta ou indireta de luz solar. Caso queira deixar sua suculenta em um ambiente interno, a dica é posicioná-la próxima a uma janela, onde a luminosidade tende a ser mais forte. 

Uma curiosidade é que a quantidade de luz recebida influi diretamente na coloração da planta. Geralmente, quanto mais sol, mais vermelhinhas elas ficam.

Como plantar suculentas em vasos?

Nos gardens e grandes centros de jardinagem, elas costumam ser comercializadas em vasos simples de plástico. Por se desenvolverem melhor em um solo mais arenoso, o ideal é realizar o transplante para garantir que o substrato utilizado seja mesmo o mais adequado. 

A Yes We Grow possui um Mix de Plantio especial para as suculentas, com tudo o que elas precisam para crescerem fortes e saudáveis. Basta despejar a mistura no vaso da sua escolha e acomodar a muda. O ideal é deixar o substrato solto e levemente úmido nesse primeiro momento, garantindo a boa respiração da planta.

Como regar suculentas?

Para alegria dos atarefados de plantão, elas são plantas que demandam pouquíssima rega – afinal, são originárias de ambientes onde quase não chove, lembra? Entretanto, o excesso de água é um dos erros mais comuns de acontecer no cultivo de suculentas.

É fato: elas precisam de pouquíssima água para sobreviver. Como as condições de umidade e temperatura variam de acordo com cada região e período do ano, a dica é ficar de olho no substrato. Caso ainda esteja com aspecto úmido (com a terra mais compactada), não é necessário regar. 

Na hora de irrigar, evite molhar as folhas. Isso porque, a longo prazo, elas podem apodrecer.

Adubo para suculentas

O melhor período para realizar a adubação é durante o outono ou a primavera, época em que as suculentas estão mais propensas a crescer. 

Para facilitar o processo, que às vezes pode ser um pouco mais complexo, a dica é investir no Bokashi em cápsulas para suculentas, da Yes We Grow. O produto fornece todos os nutrientes necessários para mantê-las sempre saudáveis e a terra viva. 

Com aplicação inteligente e dosagem controlada, tem liberação gradual e constante dos nutrientes, facilitando a absorção e a adaptação do solo. 

Como fazer muda de suculenta?

O processo é extremamente simples: basta destacar alguma folhinha do caule e colocá-lo diretamente sobre a terra. Passadas algumas semanas, você já perceberá um novo broto surgindo! Bora espalhar essas belezinhas por aí?

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta