Pular para o conteúdo principal

Além de contribuírem com toda a sua beleza para a decoração, pesquisas apontam que cuidar das verdinhas melhora o bem-estar e alivia o estresse

As medidas restritivas impostas pela pandemia de coronavírus ressignificaram a relação e a percepção que temos dos nossos lares. Tendência nos últimos dois anos, a jardinagem caseira trouxe mais afeto para esse espaço que se tornou tão multifuncional. Diversos estudos apontam que os benefícios das plantas em casa são inúmeros, colaborando principalmente com o aumento das sensações positivas.

Tais características permitem que elas sejam utilizadas para além da estética, trazendo funcionalidade aos diferentes ambientes de uma casa. 

Ficou curioso para saber como as plantas podem contribuir para um dia a dia mais leve? Então, confira a nossa lista e abra espaço para receber novas – e maravilhosas – moradoras.

1. Auxílio na saúde física e mental

Uma pesquisa conduzida no Reino Unido e publicada na revista acadêmica Cities apontou que cuidar de uma horta ou plantas em casa, entre duas ou três vezes por semana, trouxe vantagens não apenas para o bem-estar, como também melhorias notáveis na saúde dos jardineiros amadores. 

2. Menos estresse

Estar rodeado por plantas ajuda a controlar a ansiedade. Por isso, vale a pena caprichar nas verdinhas no ambiente de trabalho, segundo um relatório produzido pelo Journal of Environmental Psichology. O Antúrio, por exemplo, é uma das espécies mais eficientes para reduzir os níveis de estresse.

3. Contribuição para um ar mais limpo

Em parceria com a Associated Landscape Contractors of America (ALCA), a NASA conduziu uma pesquisa chamada Clean Air Study, cujo objetivo era buscar alternativas eficientes para limpar o ar dentro das suas estações espaciais. O estudo rendeu uma lista com as melhores plantas que, além de proporcionar mais oxigênio ao ambiente, atuam na remoção de determinados poluentes. Entre as espécies citadas estão o Lírio-da-paz, a Jiboia e a Espada-de-são-jorge.

4. Mais produtividade

Deixar o ambiente de trabalho mais verde pode aumentar em 15% a produtividade. Um estudo conduzido pela Universidade de Queensland, na Austrália, atestou que as plantas deixam os colaboradores mais envolvidos em suas atividades, além de contribuir com um maior grau de satisfação e qualidade de vida dos empregados.

5. Foco e concentração

Já um estudo do Royal College of Agriculture, na Inglaterra, apontou que os alunos prestam 70% mais atenção quando estão rodeados por plantas.

6. Fortalecer a memória

Uma ótima dica para quem precisa manter o foco e estimular a memória é apostar no poder do alecrim, já que seu aroma contribui para uma melhora nas funções cognitivas. Mantenha um vaso com a espécie na mesa de trabalho e, quando precisar acionar a memória, passe o dedo sobre as folhinhas para exalar o aroma.

7. Alimentação saudável

O cultivo de hortas e temperos em escala doméstica fomenta o consumo de produtos orgânicos, contribuindo para uma alimentação mais saudável e sustentável.

E você, percebe os benefícios de ter plantas nos ambientes que frequenta? Conta aí!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta