Couve, rabanete, mostarda, repolho roxo. Conheça os benefícios nutricionais dessas espécies que são ótimas pedidas para quem vai iniciar o cultivo de microvegetais
Seja para quem já é adepto de uma alimentação equilibrada ou para quem procura melhorar seus hábitos alimentares, cultivar o próprio alimento é uma ótima prática em prol de uma vida mais saudável. Primeiramente, porque a atividade dispensa o uso de substâncias químicas e agrotóxicos. Além disso, o alimento colhido na hora é muito rico, tanto no aspecto quanto no sabor e na nutrição – especialmente no caso dos microverdes.
Tendência entre os produtores iniciantes, amadores e profissionais, o cultivo das mini-hortaliças tem ganhado cada vez mais força. Neste estágio, as plantas costumam ser colhidas entre 7 e 21 dias após a germinação, quando ainda estão tenras e jovens mas as folhas verdadeiras já estão presentes e desenvolvidas.
Com gosto e textura extremamente atraentes, o valor nutricional dos microverdes é muito alto, apresentando uma maior concentração de bioativos, como antioxidantes, minerais e vitaminas. Espécies como o repolho roxo, por exemplo, possuem 40 vezes mais nutrientes quando comparados com a sua fase adulta.
Outro benefício é que eles são fáceis de cuidar e demandam pouco espaço – afinal, são bem pequenininhos.
A seguir, selecionamos seis espécies que valem a pena investir no cultivo e, de quebra, dão aquela turbinada na qualidade da sua alimentação e na sua saúde!
1. Couve-manteiga
Sua folha é riquíssima em fibras, característica que garante o bom funcionamento do trânsito intestinal. Repleto de vitaminas do complexo B, o vegetal contribui para a manutenção do bom humor e do bem-estar. A couve também previne o envelhecimento precoce, auxilia no controle do colesterol e no combate às doenças cardiovasculares. Para usufruir dos seus altos índices de ferro, recomenda-se combinar o seu consumo com frutas cítricas.
2. Rabanete
Contém fibras, que ajudam na sensação de saciedade e no bom funcionamento do intestino. O vegetal também estimula a produção de bile, facilitando o processo de digestão. Com um alto teor de água, possui efeito diurético, prevenindo infecções urinárias. Também contribui para o controle da pressão arterial, a prevenção de doenças cardiovasculares e o fortalecimento do sistema imunológico. Para os vegetarianos, fica a dica: o rabanete é uma ótima fonte de proteínas!
3. Couve Chinesa Pe-tsai
Sua alta concentração de vitamina K favorece a ação anti-inflamatória, contribuindo também para a saúde cardíaca e o fortalecimento do sistema imunológico. Já o ácido fólico auxilia a formação sanguínea. Além disso, o vegetal é rico em vitamina A e betacarotenos, garantindo a boa saúde dos olhos e dos ossos. Seu altíssimo índice de vitamina K combate a osteoporose e ajuda a ter uma melhor coagulação sanguínea.
4. Mostarda
Devido aos seus altos índices de glucosinolato, a folha de mostarda é considerada um poderoso desintoxicante. Essa substância ativa enzimas que ajudam a metabolizar substâncias tóxicas, protegendo o fígado e melhorando seu desempenho. Outro benefício é a sua capacidade de baixar o colesterol e diminuir os riscos de doenças cardíacas.
5. Couve Kale
Considerado um superalimento, o vegetal fornece uma série de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. As do complexo A, por exemplo, contribuem para a saúde dos olhos e o crescimento infantil. Já a vitamina C fortalece a imunidade, favorece a absorção de ferro pelo corpo e atua no combate ao estresse. A ação antioxidante, que previne o envelhecimento celular, e a boa fixação do cálcio no organismo estão relacionadas à presença das vitaminas E e K.
6. Repolho Roxo
Possui propriedades imunoestimulantes, que reforçam a imunidade e fortalecem o organismo contra doenças e inflamações, como a artrite. O consumo do vegetal contribui para a saúde do coração e evita o processo de degeneração das células. A presença de vitamina K e suas propriedades antioxidantes protegem os neurônios, prevenindo o Alzheimer. Além disso, a concentração de cálcio, fósforo e magnésio fortalece os ossos.
Horta Inteligente: plante sua própria comida, independente do espaço
A experiência de consumir ervas e vegetais que você mesmo cultivou é única! E, agora, até mesmo os entusiastas da agricultura urbana que mais sofrem com a falta de espaço ou iluminação adequada em casa podem dar um importante passo rumo ao cultivo particular com a Horta Inteligente da Yes We Grow.
Os sistemas de iluminação e irrigação automatizados facilitam o processo de manutenção e garantem que as plantas se adequem a qualquer espaço – independente da incidência de luz solar. E o melhor é que em até 15 dias após o plantio você já poderá saborear a sua primeira colheita de microverdes!
Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00
2 Comentários