Pular para o conteúdo principal

Consumidas ainda no início do seu desenvolvimento, as jovens hortaliças têm ganhado cada vez mais espaço no prato dos brasileiros. Vem entender as diferenças entre elas aqui com a gente!

Não faz muito tempo que as hortaliças em miniatura começaram a dar as caras, ou melhor, mais sabor aos cardápios brasileiros. Com visual chamativo e sabor intenso, estima-se que o consumo de brotos, microverdes e baby leafs tenha crescido entre 15% e 20% ao ano, segundo agentes do setor.

Em um país onde o consumo de hortaliças é considerado extremamente baixo entre a população, o acesso às espécies em miniatura pode contribuir para uma alimentação mais saudável, já que também são extremamente nutritivas.

Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de 400 gramas de frutas e hortaliças, em cinco ou mais dias da semana. Entretanto, os brasileiros consomem apenas 141 gramas.

Entre as principais vantagens dessas plantas ultrajovens, destacam-se o seu elevado poder nutritivo, que pode ser até 40 vezes superior ao das versões adultas, assim como a facilidade no cultivo caseiro, pois requer pouco espaço, simplicidade na manutenção e um rápido tempo de colheita.

A seguir, conheça os três principais tipos dessas espécies que são pequenas no tamanho, mas enormes nos benefícios.

1. Brotos

Trata-se da primeira fase da planta. Nesse estágio, as sementes estão germinadas ou parcialmente germinadas, ocorrendo após os primeiros dois a sete dias de plantio. Geralmente, os brotos não ultrapassam os cinco centímetros de comprimento e são consumidos com as raízes intactas.

2. Microverdes

Fase posterior ao broto, quando a planta apresenta os seus dois primeiros pares de folhas e inicia o processo de fotossíntese. Essa etapa costuma ocorrer cerca de sete a 20 dias após a semeadura. Já a colheita é feita quando as espécies atingem entre 6 e 10 cm de altura. Diferentemente do período anterior, os microverdes são consumidos sem a raiz. Por isso, devem ser cortados bem rentes aos substratos, para garantir um melhor aproveitamento.

3. Baby leaf

Compreende um estágio mais tardio que os microverdes, mas ainda colhidas precocemente em relação ao seu tempo tradicional de consumo. Nessa etapa, as folhas não estão completamente expandidas e seu tamanho é reduzido. A colheita das baby leafs costuma ocorrer entre o 20° e 40° dia. Entretanto, não existe um consenso em relação ao tamanho das suas folhas, que podem variar entre cinco e 15 centímetros de comprimento.

Agricultura urbana descomplicada

Para potencializar e simplificar o cultivo doméstico, a Yes We Grow desenvolveu a Horta Inteligente para Microverdes, que tem sistema automatizado de iluminação e irrigação, facilitando todo o processo de plantio e manutenção. Com ela, em apenas 15 dias você já poderá saborear a sua própria salada!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta