Pular para o conteúdo principal

Muitos tentam encontrar o termo ideal para a maneira como cultivam ou para o que pretendem cultivar. O que eu tenho em casa é uma horta ou um jardim? Frutas são exclusividade dos pomares ou é possível cultivá-las em hortas? Hoje vamos falar sobre pomar, horta e jardim. O que são, quais as principais diferenças e como aplicar em sua casa.

Pomar

Um pomar é definido pelo conjunto de árvores frutíferas. Pratica-se muito o conceito de árvores companheiras, onde seu plantio acontece de forma estratégica para que elas se beneficiem ou se protejam mutuamente. É comum em fazendas de produção alimentícia de larga escala.


Como fazer um pomar?

Por ser definido como um conjunto de árvores, é a forma de cultivo com maior dificuldade para se inserir no meio urbano. Para se adaptar, árvores menores podem ser mais viáveis, produzindo frutas como limão, acerola, pitanga, romã, e mexerica. Elas são comumente indicadas para quem não possui um grande espaço. Pesquise também sobre as árvores compatíveis com o clima de sua região. 

Horta

As Hortas são espaços dedicados a cultivar hortaliças e legumes. Existem diversos tipos de hortas. São extremamente adaptáveis aos locais disponíveis e, de maneira geral, também são espaços de plantio feitos por revendedores alimentícios. Algumas são chamadas de hortas domiciliares ou urbanas, que são a melhor opção para quem não dispõe de muito espaço.


Como fazer uma horta?

Analise o local que recebe a melhor iluminação em sua casa, observando quantas horas de sol o espaço recebe. Procure as hortaliças que mais gosta e que tenham condições de cultivos similares ao seu local. Sugestões de plantas fáceis de cuidar para iniciar uma horta: manjericão, hortelã, coentro, salsa, cebolinha. Você pode usar o Kit Mudas para fazer uma horta prática e eficiente!

Jardim

São espaços planejados para flores e plantas ornamentais com finalidade decorativa, paisagística, para o lazer ou até pesquisas. Muito apreciados pelos quatro cantos do planeta, já serviram de inspiração para a criação das mais diversas obras artísticas. Capazes de transformar um ambiente triste e sem vida em espaços de tirar o fôlego.

Como fazer um jardim?

Antes de começar, é importante entender as condições climáticas da sua região. Em seguida, observe a quantidade de sol diário no local que você pretende montar seu jardim. Existem opções de plantas que preferem o sol direto e outras que gostam mais de sombra. Após a escolha dos cultivares, respeite a necessidade de espaço de cada planta ao organizar sua disposição. Lembre-se que você pode começar do zero plantando sementes ou pode optar por mudas e plantas adultas, dependendo da sua preferência.

Qual a diferença entre pomar, horta e jardim? 

Podemos notar que o jardim é o único que não é comumente voltado para fins alimentícios ou medicinais, sendo mais voltado para a decoração de ambientes. Pomares e hortas são similares por produzirem alimentos. O que os difere drasticamente é a escala de produção de cada um e a capacidade de adaptação ao meio urbano, onde as hortas levam vantagem. 

Escolha o que mais gosta, que combina com o seu espaço e bom cultivo!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta