Pular para o conteúdo principal

Por aqui, o nosso lema é que não importa o que você vai plantar, muito menos o tamanho do espaço que você tem, o que interessa é começar! E existe época melhor para começar a plantar do que na primavera? Então, anota as dicas desse post que vamos te ensinar como fazer uma horta para preencher sua casa com mais vida e sabores. Vem com a gente deixar esse mundo mais verde!

A sensação de comer algo que você mesmo plantou, é  deliciosa. E é por isso que queremos te convidar a entrar de cabeça no mundo do cultivo urbano. Além de contribuir para uma alimentação mais saudável, porque você terá contato direto com o modo que os alimentos que você está consumindo são produzidos, isto é, sem agrotóxicos, de forma limpa, o contato direto com a terra também pode ser considerado uma forma de terapia. 

Projeto horta

horta caseira

Como começar? 

Tem algum cantinho que bata sol ai na sua casa? Esse vai ser o local ideal para você plantar. Isso é muito importante para o cultivo de hortaliças. Esse tipo de planta precisa de sol direto em algum momento do dia, mas não se desespere se na sua casa ou apartamento isso não for possível. Apesar das hortaliças terem um desenvolvimento melhor com a presença direta do sol, algumas delas crescem super bem na sombra também, como a acelga, agrião, alecrim, entre outras.

Você vai precisar de alguns materiais para começar a dar vida para a sua horta:

  • Terra
  • Sementes
  • Vasos
  • Regador 

Onde plantar?

Você pode plantar em vaso ou diretamente na terra. Em qualquer um dos casos, é muito importante que o substrato seja fértil , rico em nutrientes e minerais, para que suas plantas crescerem com saúde. Se o solo não for adequado, elas ficarão fracas e serão facilmente atacadas por pragas e doenças.

Como preparar um vaso?

Escolha um vaso com furos na parte inferior ou sistema de drenagem e complete com o substrato preparado. Colocar pedrinhas, argila expandida ou areia sob um manto de drenagem, no fundo do vaso, também ajuda na drenagem, mas não é um procedimento obrigatório. 

Uma ótima alternativa para permitir uma maior respiração das raízes das plantas são os nossos smartpots! Eles são ideais para plantas pequenas e médias, como ervas e temperos.

Funciona exatamente como um vaso normal! Ele é feito aqui no Brasil com material reciclado de fibra de PET e altamente resistente ao tempo. Assim ele permite que a raiz respire mais, ajudando no desenvolvimento da planta. Sua construção permite que o excesso de água saia pela base sem vazar pelas laterais. Pode ser usado com ou sem prato. É leve, não desbota e nem embolora.

Como plantar sementes?

Você vai precisar germinar as sementes. Para isso, faça pequenos furos na terra – a profundidade ideal é sempre o dobro do tamanho da semente – e coloque de 2 a 3 sementes em cada um. Cubra as sementes com terra e deixe o solo úmido para que germinem. Se mais de uma semente germinar no mesmo local, faça a remoção ou o transplante da muda menos desenvolvida. 

Nos primeiros dias de vida as mudas são bem sensíveis. Então, considere deixar o vaso ou sementeira em um local sombreado e preste atenção redobrada na irrigação – o solo não pode estar seco nunca.

Para facilitar essa etapa, nós criamos cápsulas que te ajudarão a germinar sementes de forma simples, eficiente e divertida. Elas foram pensadas especialmente para quem quer começar a plantar ou já planta, mas quer praticidade. Você só precisa derramar água quente sobre a cápsula. Ela irá, magicamente, crescer uns 4 cm, formando um buraco ao centro, depois é só colocar as sementes. Quando a sua mudinha começar a se desenvolver e já tiver dois pares de folhas, basta levar a própria cápsula para o vaso definitivo. Desse jeito, a gente consegue diminuir as chances de erros com o manuseio da muda.

Crescimento

Agora com as suas mudas plantadas e nos seus devidos lugares, sua horta já está bem encaminhada. Mas alguns cuidados ainda precisam ser tomados para que suas plantas se desenvolvam de forma saudável. 

Observe a cada dia as mudanças que acontecem nos vasos. Tire um tempo para o cuidar da horta. Escolha a sua hortaliça favorita. Coloque as mãos na terra e passe toda a sua energia e carinho para aquela nova vida. Mantenha sempre o solo úmido, mas nunca encharcado, tá bom? Não tenha medo de errar, porque plantar é um eterno recomeço. Conta com a gente se tiver qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar! 

Bom cultivo!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta