Pular para o conteúdo principal

Quando o assunto é ora-pro-nobis, podemos ter duas certezas: facilidade de cultivo e abundância na colheita. Essa planta, que por muito tempo foi utilizada como cerca-viva ou ornamental, está invadindo o meio culinário e tornando-se uma excelente opção para o cultivo caseiro. Aproveite essas dicas para cultivar você também essa linda e nutritiva Panc (Plantas alimentícias não convencionais)

Como germinar

Coloque de duas a três sementes em uma profundidade de 2cm e cubra com terra. Mantendo o substrato úmido, elas devem germinar em sete dias. O plantio mais eficiente é feito por meio de estacas de uma planta adulta, bastando colocá-las na terra.

Como preparar o vaso

Escolha um vaso com furos ou sistema de drenagem e complete com um substrato. Prepare o seu ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico.

Como plantar

Se o plantio for por meio de sementes, basta deixar que as mudas se desenvolvam. Para plantar por estacas, retire pedaços de 20 cm do caule de uma planta adulta e enterre numa profundidade de 5-8 cm.

Qual a melhor época para plantar

Essa planta não é muito exigente. Logo, você pode plantar em qualquer época do ano! Nos primeiros meses de vida, é importante garantir um bom fornecimento de água. Então, se for cultivar na época seca fique atento à irrigação.

De que tamanho minha planta vai ficar?

No começo da vida, ela é trepadeira e arbustiva, mas com o passar do tempo forma-se um tronco lenhoso, que possibilita um maior crescimento vertical. Esse processo vai ser parecido em todas as variedades, mas o tamanho final varia de 2 a 8 metros.

Posso plantar em vasos?

Sim, utilize recipientes de pelo menos 30cm de profundidade para garantir um bom enraizamento. Por se tratar de uma planta trepadeira, coloque o vaso próximo a uma parede ou monte uma estrutura simples com estacas e arames.

Necessidade de sol

Por ser bastante rústica, a ora-pro-nobis irá se adaptar facilmente à qualquer disponibilidade de luz, podendo ser cultivada até mesmo dentro de casa. Recomendamos de 4 a 8 horas de sol, por dia, para que a planta se desenvolva plenamente.

E se eu plantar direto na horta?

Ótima ideia! Tenha em mente que a ora-pro-nobis é uma trepadeira e vai escalando tudo o que estiver em seu caminho. Por essa razão, recomendamos que esteja próxima à árvores ou cercas para que possa crescer bem.

Como irrigar

Por ser da família dos cactos, ela não exige muita água. Faça irrigação moderada e deixe que o solo fique quase seco, de vez em quando. Regue a cada 2-3 dias. Isso pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.

Como faço para adubar?

Ela vai crescer em qualquer solo, inclusive naqueles pouco férteis. Mesmo assim, com boa disponibilidade de nutrientes, se desenvolverá melhor. Recomendamos adubação mensal. Confira nossos produtos de Nutrição Básica e Estimulante Yes, We Grow.

Quando começo colher?

A colheita é parcial e contínua, ou seja, as folhas serão utilizadas conforme a planta cresce. A partir do terceiro mês, quando perceber que algumas folhas já estão grandes (7-10cm), comece a realizar a colheita. Com moderação, para não enfraquecer muito a planta.

Como devo colher?

Retire as maiores folhas manualmente e de modo disperso, deixando sempre algumas no caule. Quando a planta florir, realize a colheita das flores e frutos, que também são comestíveis. Tome cuidado com os espinhos e utilize uma luva de jardinagem se achar conveniente.

Tenho que podar?

Com exceção das folhas secas e danificadas, não é necessário. Nessa planta, a colheita faz o papel da poda, permitindo que folhas mais jovens possam se desenvolver e outras novas possam brotar. 

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?

Para aproveitar melhor o espaço, cultive junto com plantas rasteiras. Tenha em mente que a ora-pro-nobis possui espinhos, que podem dificultar o manejo do vaso.

Quais as pragas e doenças mais comuns?

Mantendo uma boa nutrição e irrigação constante a maior parte dos problemas serão evitados. Essa planta é extremamente resistente, sendo raríssimos os casos de pragas e doenças.

Como posso combater as pragas?

Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas, é possível pensar em adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.

A principal medida, que ajuda todo tipo de horta, é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, manjericão, coentro, alecrim, citronela e hortelã, são repelentes naturais para a maioria das pragas. Então, considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante é utilizar algum tipo de repelente natural. 

Se o seu problema for com fungos, provavelmente, existe um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido. Então, evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados. É recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença, para que não se espalhe.

Quanto tempo dura uma ora-pro-nobis?

A ora-pro-nobis é uma planta perene, o que significa que vive por vários anos e tem um ciclo de vida longo. O período de floração começa a partir do segundo ano de vida, quando ela começará a produzir frutos. Existe divergência sobre o tempo de vida dessa planta, embora se saiba que comumente vive mais do que 10 anos.

Como posso reproduzir a ora-pro-nobis?

A melhor maneira é com estacas. Selecione um exemplar bem desenvolvido e retire pedaços do caule com aproximadamente 20 cm. Para garantir um bom enraizamento, recomendamos selecionar estacas da região de transição, onde o caule não é lenhoso, nem verde. Enterre estas estacas com 5-8 cm de profundidade no solo e espere que a muda se forme.

Se quiser produzir sementes, deixe que sua ora-pro-nobis entre no período de floração, para que produza frutos. As sementes da ora-pro-nobis estarão dentro pequenas bagas amareladas, com aproximadamente 3cm de diâmetro, que contém em seu interior, várias sementes. Utilize elas para germinação e produza novas mudas, é o começo de um novo ciclo.

Ciclo Fenológico

  • Fase de Germinação: 10 dias

Sua semente irá germinar e se transformar em uma muda.

  • Fase de Crescimento:  30 dias 

Nesta fase, a muda irá se desenvolver como um pequeno arbusto.

  • Fase de Colheita: 60 dias 

A partir do segundo mês, as maiores folhas já podem ser colhidas.

  • Fase de Produção: 90 dias

Conforme a planta for crescendo, a colheita pode ser mais frequente.

  • Fase de Floração: 365 dias

A floração começará a ocorrer no segundo ano de vida, quando começar a produção de frutos

Fatos Científicos

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Família: Cactaceae

Gênero: Pereskia

Bom Cultivo!

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Um Comentário

Deixe uma Resposta