Pular para o conteúdo principal

Esse grupo de plantas é espetacular! Algumas são mais conhecidas que outras, mas todas são temperos deliciosos para incrementar suas receitas. Aprenda a cultivar na sua casa e tenha sempre à disposição temperos orgânicos e frescos! É tão simples que você vai se arrepender de não ter começado antes!

Como germinar

Podem ser germinadas no local definitivo ou para transplante. Espalhe algumas sementes por toda a superfície disponível e depois cubra com uma camada fina de terra. Mantendo o local úmido elas devem começar a brotar em cerca de 7 dias.

Como preparar o vaso

Escolha um vaso com furos ou sistema de drenagem e complete com substrato fértil. Prepare o seu, ou aproveite nosso Mix de Plantio.

Como plantar

Quando já estiverem com 10cm de altura, selecione as melhores mudas e transplante para o local desejado. Se já estiverem no local definitivo, certifique-se de que não haja competição entre duas mudas que brotaram no mesmo local, removendo uma delas se for necessário. 

Qual a melhor época para plantar?

Plante em qualquer época do ano! Se o inverno for muito rigoroso na sua região, evite cultivar nesse período. Nas épocas mais secas, fique atento à irrigação.

De que tamanho minha planta vai ficar?

Elas crescem verticalmente, atingindo um tamanho que pode variar entre 30 e 70cm. Normalmente são colhidas antes de atingirem essa altura, quando estão entre 20 e 30cm.

Posso plantar em vasos?

Com certeza! Já que elas não possuem raízes muito profundas, quase todos os vasos vão servir. Para um desenvolvimento pleno, recomendamos profundidade e diâmetro mínimo de 15cm.

Necessidade de sol

O segredo das cebolinhas é a luminosidade. Elas gostam de sol e vão crescer melhor quando houver bastante disponibilidade. O ideal são de 6 a 8 horas por dia.

E se eu plantar direto na horta?

Ótima ideia. São consideradas repelentes naturais e vão fortalecer todo o sistema da horta. Cultive junto com outras plantas, mas deixe um espaço de 15cm entre a cebolinha e as outras plantas elas para que se desenvolvam plenamente.

Como irrigar

Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela. É importante manter o substrato sempre úmido, evitando que esteja seco ou encharcado. A freqüência da rega pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.

Como faço para adubar?

Para garantir que o substrato atenda as necessidades da planta, recomendamos adubação semanal. Escolha o adubo de sua preferência ou utilize os nossos produtos de Nutrição.

Quando começo colher?

Comece depois do terceiro mês, quando a planta já estiver com aproximadamente 20cm de altura. Já que a colheita é parcial e contínua, realize a colheita conforme suas necessidades. Evite colher se não for utilizar.

Como devo colher?

Selecione as maiores folhas e corte próximo da terra (aproximadamente 5cm). Quando colher, lembre-se de deixar algumas folhas desenvolvidas para que a planta tenha energia para rebrotar. As folhas rebrotam e crescem rápido, podendo ser colhidas diversas vezes.

Tenho que podar?

Com exceção das folhas secas e danificadas, não é necessário. Nessas plantas, a colheita faz o papel da poda, permitindo que folhas mais jovens possam se desenvolver e outras novas possam brotar. 

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?

É um grupo bastante versátil, que cresce bem com outras hortaliças. Já que possuem propriedades repelentes, vale a pena plantar junto com outras culturas e formar alianças de cultivo. Normalmente são cultivadas junto com cenoura, tomate e folhosas (principalmente couve e o repolho).

Quais as pragas e doenças mais comuns?

Mantendo uma boa nutrição e irrigação constante a maior parte dos problemas serão evitados. Essa planta é extremamente resistente, sendo raríssimos os casos de pragas e doenças.

Como posso combater as pragas?

Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas é possível adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.

A principal medida, que ajuda todo tipo de horta, é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, manjericão, coentro alecrim, citronela e hortelã. São repelentes naturais para a maioria das pragas, então considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante é utilizar algum tipo de repelente natural – conheça o nosso produto.

Se o seu problema for com fungos, provavelmente existe, um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido. Então, evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados. É recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença para que não se espalhe.

Quanto tempo duram essas plantas?

A cebolinha e o nirá são plantas perenes, o que significa que podem viver por vários anos. Eventualmente as folhas desaparecem, mas isso não significa que a planta morreu. Elas possuem um bulbo subterrâneo que permite que a planta sobreviva nas épocas mais difíceis e rebrote quando as condições melhorarem. O ciclo de vida do alho-poró é bienal: no primeiro ano produz folhas e no segundo floresce e morre.

Como posso reproduzir a cebolinha, o nirá e o alho-poró?

A melhor maneira é a divisão de touceira. Para isso, selecione um exemplar bem desenvolvido que servirá de matriz. Desenterre essa planta, com a ajuda de uma pá e observe que existem alguns bulbos agrupados. Basta separar os bulbos e plantar na terra, cada um deles é uma nova muda.

Outra maneira que funciona sempre é utilizando sementes. Basta deixar que suas plantas entrem no período de floração para que produzam as sementes. Utilize para germinação e produza novas mudas, é o começo de um novo ciclo.

Ciclo Fenológico

  • Germinação: 7 dias

Sua semente germinará e se transformará em uma muda em aproximadamente 7 dias.

  • Crescimento (vegetativa): 30 dias

Nesta fase a muda se desenvolve e novas folhas brotam.

  • Colheita: 60 dias

A partir do segundo mês, as maiores folhas já podem ser colhidas

  • Produção: 90 dias

Conforme a planta for crescendo, a colheita pode ser mais frequente

  • Rebrote: constante

Quando realizamos a colheita de forma adequada, os ramos rebrotam constantemente.

  • Floração: a partir do segundo ano

Dependendo do clima e época do ano. 

Começam a surgir lindas flores e a quantidade de folhas vai diminuindo.

  • Final do Ciclo: 2 anos

O Alho-poró tem ciclo bienal enquanto que a cebolinha e o nirá podem viver por vários anos

Classificação Científica

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Família: Amaryllidaceae

Gênero: Allium

Bom Cultivo!

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta