Pular para o conteúdo principal

Queridinhas dos entusiastas de flores e plantas raras, suas espécies são uma explosão de beleza, com cores vibrantes e formas curiosas 

As orquídeas são uma das flores mais cultivadas e apreciadas em todo o mundo. Com cerca de 35 mil espécies encontradas na natureza, elas representam uma das maiores famílias de plantas. No Brasil, estima-se que existam 3.500 exemplares. E esse número não para de crescer, por conta de novas descobertas!

Com formas, cores e tamanhos diversos, as orquídeas possuem simetria lateral. Isso significa que, quando vistas “de pé”, o lado esquerdo é exatamente igual ao direito. Outra característica marcante é que a maioria parte delas são epífitas – ou seja, utilizam o tronco das árvores como apoio para receber mais luz e usam os nutrientes que entram em contato com as raízes para o seu desenvolvimento.

Top 7 orquídeas raras

Por vezes curiosa, por outras perfeita, a estética das orquídeas, definitivamente, atrai muitos olhares. A seguir, selecionamos sete espécies que são consideradas algumas das mais raras do mundo. Confira:

Orquídea Tulcanensis

Lepanthes tulcanensis

Descoberta em 2018, em uma floresta úmida do Equador, a espécie recebeu esse nome em homenagem à cidade de Tulcán, localizada próxima ao local onde a planta foi encontrada. O exemplar é visto como raridade, principalmente por conta de seu tamanho. Da raiz até o alto do talo, a tulcanensis possui cerca de 40 centímetros, enquanto a maioria não ultrapassa os dez. Apesar de catalogada recentemente, a planta está classificada como “em risco”, uma vez que o ecossistema onde se encontra pode ser degradado por conta de concessões à mineração.

Orquídea Feiticeira

Cattleya walkeriana

aazCvNi KfAkNYh9NiA5tdcSIUNLGNBK0hpc3fdUyKE Kx5JIffj28R

Antes encontrada em regiões próximas de rios, lagos e pântanos, principalmente nos estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo, hoje essa espécie brasileira já não é mais vista na natureza. Conhecida entre seus admiradores por sua simetria perfeita e variedade de cores, como lilás, branca e azulada, a Feiticeira também se destaca por exalar um perfume similar ao aroma de canela.

Orquídea Negra

Fredclarkeana after dark

FZQPBCPTjmZwTvGrHbedLg4h4Qem4iHyf4PXunLXgVa41jCCZtNklYf44Rr6lwQE zY3UnKzGE XWhVN8TmjAmmlAUYRnEtVtPJAol9iYGZhG8AmswbEzLzfqsuo CNdYF4XVgY

A exclusividade do exemplar está na coloração negra de suas flores, resultado do cruzamento de três espécies diferentes – um processo feito pelos humanos, em ambiente controlado. Entre os orquidófilos, seu cultivo é considerado desafiador. Quando realizado com sucesso, a floração da espécie dura, em média, apenas sete semanas.

Orquídea Sapatinho

Paphiopedilum rothschildianum

bo0gwNQPfaE2EONFaOcOUnf y0O1vZDTwOiQbo1hoPFsL3yUXW2NpS

Para muitos especialistas, a Orquídea Dourada de Kinabalu, como também é conhecida, é uma das espécies mais raras e procuradas no mundo todo. Nativa da região do Monte Kinabalu, na Malásia, estima-se que existam menos de 50 exemplares, segundo informações da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Descoberta em 1987, a planta é conhecida popularmente como sapatinho, devido ao seu formato similar ao de um calçado.

Zeuxine rolfiana

3GNCf EipD2 fbolZzRNJMwz8MRKhzgsmCXIblUkMyc0k8spHO0MWd Tsp1bcqXTS0uLU86P652AIslvg4MGnNKYTxltv5CfXGbeh0doWYWC9CGUG 99J5hGI9czI0zHvk37PU

Apesar de já ter sido descrita em livros de botânica, por mais de 120 anos ela foi dada como extinta, já que nunca mais foi encontrada na natureza. Entretanto, em 2010, cerca de 18 espécies foram achadas em uma ilha da Índia. Imagina a surpresa dos pesquisadores! Mesmo com todos os esforços da equipe, que levaram alguns exemplares da flor para o Jardim Botânico de Kerala, o prognóstico não é dos melhores. Isso porque, aparentemente, as plantas restantes são estéreis. 

Sapatinhos de Senhora

Cypripedium calceolus

B2UkkZvuInl4Bi0Ve1gIrbI8TcnYBkodWmiG2UOz7W8MzLEV s3YCPsejT

Originária da Europa e do leste europeu, possui uma das flores mais raras do mundo, conhecida por sua coloração amarelada e avermelhada. Trata-se de mais uma espécie em processo de extinção, por conta da contínua redução do seu habitat natural.

Orquídea Fantasma

Dendrophylax lindenii

xgUyowHxhGrVUOel7EQM3BvBgIH OqDH5UD kgk3WOTbQo vRL7eJjWoFSLZAB5q17dV Yh3n9M77pPcIUoU5kEtCekian0iCd8sQP1pKLy LQ4B0 9NZiikdJoJO28OJO qS54

A espécie não possui folhas e tem raízes levemente cinza-esverdeadas, por conta da presença de clorofila na estrutura. Nativa da Flórida (EUA), Cuba e Índia, é entre maio e agosto que pouquíssimos exemplares produzem uma maravilhosa flor branca, com pétalas e sépalas (aquela espécie de “base”, que liga a parte inferior da flor ao cabo) muito parecidas entre si. Uma curiosidade é que, até pouco tempo atrás, acreditava-se que apenas um tipo de mariposa era capaz de alcançar o néctar da Orquídea Fantasma e polinizar suas flores. Entretanto, pesquisas recentes mostraram outros quatro tipos de mariposa visitando a espécie, o que é muito importante para a manutenção desse tipo de orquídea.

Como cuidar de orquídeas?

Apesar do aspecto delicado, elas não possuem uma rotina complexa de manutenção. Elas tendem a ocorrer em regiões tropicais e isso significa que, geralmente, as orquídeas gostam de uma iluminação indireta, sem que os raios solares atinjam diretamente sua estrutura.

Em relação à rega, é importante não encharcar o substrato. Nos períodos quentes, o recomendado é aguar a espécie duas vezes por semana. Já nos dias de temperatura mais amena, uma única rega semanal já é suficiente.

Também não se esqueça do adubo, que deve ser rico em nitrogênio, fósforo e potássio. E a gente aqui da Yes We Grow pode te ajudar com o Bokashi em cápsula para orquídeas, que é a solução mais simples para ter suas orquídeas florescendo vibrantes e com saúde. Com aplicação inteligente e dosagem controlada, tem liberação gradual e constante dos nutrientes, facilitando a absorção e a adaptação do solo. 

Orquídeas em perigo: risco de extinção

Se, por um lado, a beleza única das orquídeas mostra-se uma eficiente estratégia evolutiva para atrair polinizadores, como abelhas e beija-flores – o que acaba garantindo a continuidade das espécies –, por outro, também atrai o olhar ganancioso do homem.

É válido ressaltar que, apesar de toda abundância, muitos exemplares foram colhidos em excesso, devastando inúmeras espécies selvagens da planta. Para agravar ainda mais a situação, muitos habitats naturais das orquídeas estão ameaçados pelo desmatamento. Por isso, a preservação de todos os tipos de orquídeas é urgente.

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta