Pular para o conteúdo principal

Os brotos, também conhecidos como microgreens, são plantas bebê. Ou seja, plantas colhidas nas suas primeiras semanas de vida, quando ainda possuem apenas um par de folhas. São considerados superalimentos, ricos em nutrientes e muito fáceis de plantar. Com tantos benefícios, os brotos estão se tornando uma verdadeira febre mundial. 

No Brasil, os microcultivos ainda são relativamente novos. O que causa uma certa incerteza com a precisão de termos e traduções. Nós, por aqui, chamamos essas plantinhas de brotos! Apelidamos elas assim como uma forma de resgatar a nossa culinária local que sempre utilizou grãos germinados de maneira parecida. Quem lembra dos brotos de feijão na salada? 

O interessante é que muitas hortaliças e verduras que conhecemos, e adoramos, também podem ser cultivadas dessa forma, nos apresentando um novo universo de sabores, cores e texturas. Diferente de algumas plantas adultas, os brotos são 100% comestíveis. Isso mesmo, podemos comer as raízes, o caule e as folhas. E a forma de prepará-los vai de encontro com a sua imaginação. 

brotos de agrião

Brotos são suuuper saudáveis

Não se deixe enganar pelo tamanho, essas pequenas hortaliças  são alimentos extraordinários com enorme valor nutricional. Por se encontrarem no início do processo de crescimento, essas plantinhas carregam um grande estoque de energia e nutrientes, podendo chegar a ser 40 vezes maior que a concentração encontrada na planta adulta. Utilizar brotos como alimento é uma forma de aproveitar toda essa concentração de vitaminas, minerais e antioxidantes para turbinar nossa saúde. 

Turbine sua saúde

Estudos revelam que o consumo de vegetais ajuda a reduzir o risco de diversas doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes e câncer. Isso se deve especialmente ao grau elevado de vitaminas, minerais e antioxidantes presentes nas plantas.

Os brotos contêm nutrientes muito parecidos com a planta adulta, mas sempre em maior nível de concentração, o que significa que são ainda mais benéficos para saúde.

  • Doenças do coração – Brotos são uma fonte poderosa de polifenol, um grupo de antioxidantes associado à redução dos riscos de doenças cardíacas. Outros estudos também comprovam que esses alimentos podem reduzir os triglicerídeos e os níveis de colesterol.
  • Diabetes – Antioxidantes presentes nos brotos podem ajudar a diminuir o estresse e consequentemente controlar os níveis de açúcar nas células.
  • Câncer – Brotos são alimentos carregados de antioxidantes, que atuam na prevenção do câncer. 
  • Alzheimers – O polifenol presente nos brotos pode auxiliar na prevenção e tratamento do mal de Alzheimer.

Agora que te apresentamos todos os benefícios que esse superalimento nos oferece. Que tal começar a plantar essas plantinhas em casa? Existem muitas formas de dar os primeiros passos e todas são bem simples e divertidas. Nós selecionamos duas formas, as nossas favoritas, para te incentivar a começar hoje mesmo!

Kit Brotos

DSC02267 large 559810c8 1822 4586 9063 3252d51cfd93

Definitivamente a forma mais fácil, limpa e prática de começar. O Kit Brotos já vem com um reservatório de água, uma esponja de irrigação e refis de sementes, simplificando todo o processo ao máximo.

Você não vai precisar manusear sementes e nem regar. É só esperar 15 dias e colher. Por ser um produto hidropônico, o plantio é mais limpo, podendo ser colhido na hora do consumo, sem precisar lavar.

Se você não ainda não conhece, clique aqui.

Bandeja de brotos

Outra forma fácil de plantar é diretamente na terra. Você vai precisar de:

  • Um recipiente no formato de bandeja ou caixa com tampa. Qualquer material serve, basta fazer alguns furos na parte inferior. Aproveite para reciclar alguma embalagem. 
  • Terra – para cultivar brotos qualquer terra de jardim vai servir. Como a bandeja é rasa você não vai precisar de muita terra. Se você não possui terra, pode encontrar aqui.
  • Sementes – sementes do seu cultivar preferido. Por questões de saúde, atente-se para que sejam sementes sem pesticidas, transgenia ou agrotóxicos. No Brasil os melhores fornecedores de semente sem agrotóxicos são a Isla e Bionatur.

Passo a passo:

1- Coloque a terra na bandeja com 2-3 dedos de profundidade e regue;

2- Espalhe bem as sementes sobre a terra conforme a imagem;

3 – Molhe a terra com um borrifador ou um dispersos e cubra a bandeja;

4 – Mantenha o substrato úmido regando 1 vez a cada 2 dias. Materiais diferentes podem exigir irrigação diária.

Como Colher?

Quando o primeiro par de folhas estiver grande e verde corte os brotos no caule, bem próximo às raízes. Normalmente os brotos estão prontos para serem colhidos quando atingem de 3 a 4cm de altura, o que acontece a partir do décimo dia na maioria dos cultivares.

Nunca é tarde demais pra começar um estilo de vida mais saudável. Além de produzir alimento fresco, o contato com plantas pode te ajudar a relaxar e se aproximar da natureza. Além de ser uma ótima atividade para fazer com a família. 

Bom cultivo! 

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!

kit brotos

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta