Pular para o conteúdo principal

Estrelas de várias cozinhas em todo o país, os microverdes são uma tendência da horticultura mundial e vêm enfeitando cada vez mais pratos e hortas por aí. 

E o sucesso não é à toa: apesar de pequenas no tamanho, essas plantas têm vários benefícios – tanto no seu cultivo quanto nos efeitos práticos para quem consome.

Mas afinal, o que são microverdes?

Como o próprio nome já diz, são pequenos vegetais – plantas ultra jovens que já passaram da fase de broto mas ainda não “amadureceram”. Por isso mesmo seu tamanho reduzido: eles chegam a poucos centímetros de altura.

E é justamente aí que está um dos seus maiores diferenciais: por serem colhidos de forma prematura, os microverdes retém mais nutrientes – chegando a até 40x mais do que plantas adultas – e possuem um alto valor nutritivo.

Características e benefícios

Assim como as plantas adultas, os microverdes são ricos em vitaminas e minerais que fazem bem pro corpo e previnem diversas doenças – e de maneira ainda mais concentrada!

Como se não bastasse, eles possuem um aroma e sabor mais intensos – motivo de serem tão queridos por diversos chefs – e suas pequenas folhas coloridas também chamam a atenção.

Fáceis de plantar e rápidos de colher

Um dos grandes diferenciais dos microverdes é justamente o seu tempo de cultivo, que pode ser menor do que um mês.

Diferentemente de outras plantas, os microverdes devem ser plantados com muita sementes, então é importante distribuí-las de maneira uniforme pelo solo, para que eles cresçam por todo o vaso e você tenha um melhor aproveitamento do cultivo.


Para cuidar, basta deixar num local iluminado, se atentar às regas e usar um bom substrato.

Em pouco tempo, após o nascimento do primeiro par de folhas, eles ficam prontos para colher. Para isso, é só segurar as folhas de maneira delicada e cortar rente ao substrato.

Viu como, apesar de pequenos, os microverdes merecem sua atenção? Conta pra gente nos comentários o que achou e se você já experimentou ou cultivou microverdes!

Até a próxima!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

2 Comentários

Deixe uma Resposta