Pular para o conteúdo principal

Mesmo que para você ter uma horta caseira não existam segredos, algumas técnicas agrícolas podem te ajudar na construção do seu cantinho verde. Separamos cinco estratégias que podem te auxiliar para o sucesso da sua horta! 

Estratificação

Toda planta tem suas características e ritmo de crescimento próprio. Se levarmos em conta essas características, conseguimos melhorar a produção da horta e aumentar sua quantidade. Estratificação é o termo utilizado para a técnica de combinar plantas de diferentes tipos e tamanhos, para que elas ocupem todo o espaço disponível, sem se prejudicar. 

Você só precisa combinar plantas verticais, trepadeiras, rasteiras e subterrâneas (raízes), de modo que as diferentes alturas sejam preenchidas. Considere não só o tamanho final da planta, mas também o tempo de crescimento e a época de colheita. Experimente diferentes combinações e veja qual funciona melhor para você!

Diversificação

Diversificar o cultivo, ajuda todo tipo de horta. Quanto maior for a variedade de plantas, mais rico, vivo e saudável será o ambiente. Essa técnica milenar é uma tentativa de trazer o equilíbrio da natureza para os nossos cultivos, promovendo a cooperação e troca de nutrientes entre as plantas. Com toda essa biodiversidade, você vai atrair insetos amigos, tanto os polinizadores, quanto os comedores de pragas, como por exemplo, a joaninha.

Consórcios e Rotação de Culturas

Para além da diversidade, que é sempre positiva, existem certos tipos de associações que são especialmente benéficas. A técnica do consórcio consiste em plantar algumas variedades juntas, para produzir um efeito de ajuda mútua entre dois ou mais tipos de plantas. Alguns consórcios agrícolas ficaram tão famosos que extrapolaram a agricultura e tornaram-se receitas famosas, como por exemplo, o tomate com manjericão, cebolinha com coentro e couve com alho.

Reprodução

As plantas têm um ciclo de vida definido. Algumas vivem por vários anos, enquanto outras completam o ciclo em poucos meses. A reprodução é o fenômeno que faz da vida um processo cíclico. Utilize sementes, estacas, raízes, touceiras, bulbos ou mudas para reproduzir seus melhores exemplares.

Experimentação

O conhecimento humano sobre agricultura, vem de um movimento milenar de experimentação e trocas de saberes. Seja você também parte desse movimento: esteja aberto a aprender e ensinar com os outros. Não existe fórmula rígida, técnica superior ou verdade universal. Então, não fique completamente preso aos guias e manuais, seja criativo, observador e experimente!

Bom cultivo! 

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta