Pular para o conteúdo principal

Presente em diversos pratos da culinária brasileira, a couve é uma verdura imigrante, com raízes na Europa mediterrânea. A boa notícia pra quem gosta de plantar, é que essa planta se adaptou muito bem ao Brasil, sendo bem resistente. Com esse guia detalhado, aprenda a plantar couves lindas e nutritivas para ter sempre folhas frescas em casa!

Como germinar

Pode ser germinado no local definitivo ou para transplante. Coloque de duas a três sementes, em uma profundidade de aproximadamente 1 cm e cubra com terra. Mantendo a terra úmida, em 7 dias elas devem começar a brotar.

Como preparar o vaso

Para que as folhas fiquem grandes e saborosas, a couve precisa um solo bem drenado e com disponibilidade de matéria orgânica e nitrogênio. Prepare um substrato adequado ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico. É importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem.

Como plantar

Quando o pé de couve apresentar 4-6 folhas, selecione as melhores mudas e transplante para o local desejado. Se já estiverem no local definitivo, certifique-se de que não haja competição entre duas mudas que brotaram no mesmo local, removendo ou transplantando uma delas se for necessário.

Qual a melhor época para plantar?

A couve não gosta de muito calor, então se o verão for muito quente na sua região, prefira plantar no outono/inverno. Por outro lado, utilizando locais sombreados você pode driblar o calor e cultivar o ano todo.

Que tamanho minha planta vai ficar

A couve normalmente atinge os 30 cm antes de ser colhida. Quando a colheita não é realizada, a couve cresce muito mais e pode passar dos 80 cm, embora perca seu valor gastronômico e nutricional.

Posso plantar em vasos?

Sim! A couve não tem raízes muito profundas, podendo ser facilmente cultivada em vasos pequenos. O tamanho mínimo para uma planta isolada é 20 cm de profundidade e 20 cm de diâmetro. Se usar vasos maiores, ela poderá crescer junto com outras plantas.

Necessidade de Sol

O segredo da couve perfeita é administrar bem a luminosidade. Essa planta precisa de pelo menos 6h de luminosidade por dia, mas se prejudicará muito com o calor intenso. Se for cultivar no verão/primavera, recomendamos que utilize uma área levemente sombreada.

E se eu plantar direto na horta?

Saiba que sua couve vai crescer tanto para cima, quanto para os lados. Recomendamos que deixe um espaço livre, de no mínimo 25cm de diâmetro, para que a couve possa crescer com liberdade.

Como irrigar

Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela. É importante manter o substrato sempre úmido, evitando que esteja seco ou mas nunca encharcado. A freqüência da rega pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.

Como faço para adubar?

O sucesso da sua couve depende dos nutrientes presentes no solo. Para garantir que o seu substrato atenda as necessidades da planta, recomendamos adubação semanal. Confira os nossos produtos de Nutrição Básica e Estimulante Yes, We Grow.

Quando começo colher?

A colheita é realizada quando a couve já se desenvolveu bastante, mas ainda não começou a florir. Normalmente, isso ocorre de 60-80 dias após o plantio. Evite colher a couve se ela ainda não possuir 20 cm de altura.

Como devo colher?

Se deseja retirar a “cabeça” da couve por inteira, utilize uma faca ou tesoura para cortar o caule principal a 2 cm do solo. Uma possibilidade mais interessante, é colher apenas as folhas externas, deixando que 4-5 folhas menores continuem crescendo para a próxima colheita.

Tenho que podar?

Se a sua planta estiver crescendo muito verticalmente, corte a ponta do caule principal para favorecer o crescimento lateral. Outra poda interessante, é a remoção dos brotos de flor, o que atrasa a floração e mantém a couve produzindo por mais tempo.

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso/próximas?

Cebola, alho e coentro são grandes aliados da couve. Esses temperos tem um odor forte que repele a mosca da couve e a borboleta branca. A ervilha e o feijão também são boas opções porque liberam nitrogênio no solo.

Quais as pragas e doenças mais comuns?

Mantendo uma boa nutrição e irrigação constante a maior parte dos problemas serão evitados. A couve é muito resistente aos fungos e bactérias, mas pode ser atacada por lagartas, lesmas e caracóis.

Como posso combater as pragas?

Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas, é possível que tenha que adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.

A principal medida, que ajuda todo tipo de horta, é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, manjericão, coentro, alecrim, citronela e hortelã são repelentes naturais para a maioria das pragas. Então, considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante é utilizar algum tipo de repelente natural.

Se o seu problema for com fungos, provavelmente, existe um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido. Então, evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados. É recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença para que não se espalhe.

Quanto tempo dura um pé de couve?

Em comparação com outras folhosas, a couve vive muito, podendo ultrapassar dois anos de vida. Mas, o que acontece é que com o passar dos meses a produção da sua planta vai piorar em quantidade e qualidade. Com aproximados 6 meses de vida, essa piora é notável, sendo vantajoso plantar outra muda e recomeçar o ciclo. Experimente na sua casa e nos diga quanto tempo durou a sua couve!

Como posso reproduzir minha couve?

Depois que sua couve entrar no período de floração, ela vai produzir frutos e sementes. Esse fruto é parecido com uma vagem e deve ser colhido quando estiver com aparência seca e amarelada. Dentro dessa “vagem” você encontrará algumas sementes prontas para serem germinadas.

Outra opção interessante, é utilizar uma couve adulta para gerar novas mudas. Procure pelas ramas laterais que crescem nas “axilas” das folhas e destaque-as do caule principal. Coloque num recipiente com água e quando aparecerem as primeiras raízes, a muda já pode ser plantada na terra.

Ciclo Fenológico

  • Fase de Germinação: 7 dias

Sua semente germinará e se transformará em uma muda em 7 dias.

  • Fase de Crescimento: 60 dias

Nesta fase, a muda vai se desenvolver e se tornar uma planta adulta.

  • Fase de Produção: 80 dias

A cabeça da couve já tomou forma e as folhas já estarão grandes.

  • Fase de Colheita: 90 dias

As folhas já estão lindas e grandes, prontas para serem colhidas.

  • Fase de rebrota: 120 dias

Nessa fase, algumas folhas irão rebrotar para uma nova colheita.

Fatos Científicos

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Família: Brassicaceae

Gênero: Brassica

Bom cultivo! 

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta