Pular para o conteúdo principal

Tempo de leitura: 3 minutos

Violetas são, talvez, umas das flores mais queridas do brasileiro. Perfeitas para plantar na janela de casas e apartamentos, são um elemento decorativo delicado e colorido, que pode fazer toda a diferença na sua casa. São flores pequenas, que se apresentam em diversas cores – rosa, azul, branco e, claro, o próprio roxo violeta –, sempre cercadas por folhas verdes cobertas por penugem com textura de veludo. Não são flores perfumadas.

H2: Como cuidar de violetas

Sabe por que as violetas normalmente são colocadas nas janelas? Além de trazerem um pouquinho mais de cor para a fachada das casas, elas são flores que gostam de locais frescos e bem iluminados, mas sem incidência direta de luz. Por isso, o ideal é mantê-las na parte interna da casa para garantir que elas fiquem bonitas e floridas o ano inteiro.

Uma dica importante sobre como molhar suas violetas: faça regas constantes, mas não encharque a terra e nem molhe as folhas, pois isso pode levá-las a apodrecer. Vasos com boa drenagem também são uma pedida ideal para esse tipo de planta. O mais comum é encontrar violetas em vasinhos de plástico – mas, sempre que possível, prefira os vasos de barro ou smartpot, que ajudam na absorção da água.

H2: Como fazer mudas de violetas?

Violetas também são um ótimo presente para deixar a casa de quem você gosta mais bonita. E fazer uma muda da sua violeta é super fácil. Na hora de replantar, basta escolher um vaso – com boa drenagem – da sua preferência e adicionar ⅓ de terra de jardim, ⅓ de terra vegetal e ⅓ de areia. Essa última etapa ajuda na retenção da água sem aumentar as chances de apodrecimento da raiz.

H2: Como replantar violetas?

Para multiplicar as suas violetas e aumentar o seu jardim, o processo também é fácil. O método mais prático é fazer o enraizamento das folhas. Escolha uma folha de aproximadamente 5 centímetros, corte o pecíolo – aquele cabinho que fica na base – e deixe-o o menor possível, com cerca de um centímetro. Fixe a folha na terra e mantenha-a em local iluminado até que nasçam as primeiras raízes.

H2: Tipos de violetas

Além da enorme variedade de cores, também existem muitos tipos de violetas. Um deles é o amor-perfeito (Viola tricolor), com flores de três pétalas que costumam apresentar as cores branco, amarelo e roxo e tem origem europeia. 

Também da Europa veio a violeta-dos-campos (Viola arvensis), predominantemente branca e símbolo de que a primavera está chegando ao velho continente. 

Por fim, temos também a violeta-brava (Viola canina) – que, apesar do nome, apresenta raros tom de azul que inspiram tranquilidade e calma. 

Além delas, é muito comum que criadores de violetas produzam híbridos entre espécies para alcançar cores e tonalidades únicas.

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta