Tempo de leitura: 3 minutos
Violetas são, talvez, umas das flores mais queridas do brasileiro. Perfeitas para plantar na janela de casas e apartamentos, são um elemento decorativo delicado e colorido, que pode fazer toda a diferença na sua casa. São flores pequenas, que se apresentam em diversas cores – rosa, azul, branco e, claro, o próprio roxo violeta –, sempre cercadas por folhas verdes cobertas por penugem com textura de veludo. Não são flores perfumadas.
Como cuidar de violetas
Sabe por que as violetas normalmente são colocadas nas janelas? Além de trazerem um pouquinho mais de cor para a fachada das casas, elas são flores que gostam de locais frescos e bem iluminados, mas sem incidência direta de luz. Por isso, o ideal é mantê-las na parte interna da casa para garantir que elas fiquem bonitas e floridas o ano inteiro.
Uma dica importante sobre como molhar suas violetas: faça regas constantes, mas não encharque a terra e nem molhe as folhas, pois isso pode levá-las a apodrecer. Vasos com boa drenagem também são uma pedida ideal para esse tipo de planta. O mais comum é encontrar violetas em vasinhos de plástico – mas, sempre que possível, prefira os vasos de barro ou smartpot, que ajudam na absorção da água.
Como fazer mudas de violetas?
Violetas também são um ótimo presente para deixar a casa de quem você gosta mais bonita. E fazer uma muda da sua violeta é super fácil. Na hora de replantar, basta escolher um vaso – com boa drenagem – da sua preferência e adicionar ⅓ de terra de jardim, ⅓ de terra vegetal e ⅓ de areia. Essa última etapa ajuda na retenção da água sem aumentar as chances de apodrecimento da raiz.
Como replantar violetas?
Para multiplicar as suas violetas e aumentar o seu jardim, o processo também é fácil. O método mais prático é fazer o enraizamento das folhas. Escolha uma folha de aproximadamente 5 centímetros, corte o pecíolo – aquele cabinho que fica na base – e deixe-o o menor possível, com cerca de um centímetro. Fixe a folha na terra e mantenha-a em local iluminado até que nasçam as primeiras raízes.
Tipos de violetas
Além da enorme variedade de cores, também existem muitos tipos de violetas. Um deles é o amor-perfeito (Viola tricolor), com flores de três pétalas que costumam apresentar as cores branco, amarelo e roxo e tem origem europeia.
Também da Europa veio a violeta-dos-campos (Viola arvensis), predominantemente branca e símbolo de que a primavera está chegando ao velho continente.
Por fim, temos também a violeta-brava (Viola canina) – que, apesar do nome, apresenta raros tom de azul que inspiram tranquilidade e calma.
Além delas, é muito comum que criadores de violetas produzam híbridos entre espécies para alcançar cores e tonalidades únicas.
Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00