Pular para o conteúdo principal
Guias de Cultivo

Bokashi: conheça as diferentes versões do adubo

Por abril 6th, 2022Sem Comentários4 min de leitura

Sólido, líquido ou em cápsulas. Entenda os benefícios desse adubo orgânico superpoderoso, recomendado para todos os tipos de plantas

Um substrato saudável, com uma oferta equilibrada de água, oxigênio e nutrientes, é essencial para o ótimo desenvolvimento de qualquer planta. Por isso, de tempos em tempos, recomenda-se deixar a terra adubada – um processo que ajuda a enriquecer o solo com substâncias fundamentais para a saúde das verdinhas. Capaz de atender às necessidades de diversas espécies, o bokashi é um adubo completo e com garantia de excelentes resultados.

Es EViJRLBXNCpwTa0iGFJw7VIV9pHZjYYQzfoeqb PBEVtF do8nhKeCF3nZkPwVFOHk4gk3ZmDjoDgm84e5ao

O que é bokashi?

Criado pelos japoneses, é difícil encontrar um consenso sobre o significado do termo em português. Alguns dizem ser “matéria orgânica fermentada”, outros apenas “composto orgânico” ou até “diluir” ou “dissolver”. 

Resultado da fermentação de produtos de origem vegetal e, em alguns casos, também animal, trata-se de um adubo capaz de liberar gradativamente suas substâncias na terra, ao mesmo tempo em que age rapidamente.

Composição mais que completa

A fórmula do bokashi reúne uma variedade de bactérias, fungos e leveduras que aceleram todo o processo de decomposição da matéria orgânica. Chamados de micro-organismos efetivos (em inglês, efficient microoganisms – EM), eles aumentam a fertilidade da terra, proporcionando uma melhoria nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.

Além disso, a combinação poderosa de macronutrientes (como nitrogênio, fósforo e potássio) e micronutrientes (como cálcio, níquel, boro e zinco) dispensa o uso de outros adubos e fertilizantes – detalhe que facilita o processo e evita o risco de superdosagem.

Variedades disponíveis no mercado

O bokashi é o adubo natural mais completo e eficiente para a jardinagem, além de ser indicado para qualquer tipo de planta – ornamental em vaso, suculentas, orquídeas e até hortas!

Procure utilizá-lo quando estiver preparando a terra para o plantio, ao realizar um transplante de vaso ou quando perceber que as plantas estão precisando de um empurrãozinho no seu desenvolvimento. As três principais versões disponíveis no mercado são:

Bokashi sólido – ou em farelo

Essa é a forma mais comum de uso do composto orgânico. Nós da Yes We Grow conhecemos o bokashi quando estávamos na busca pelo adubo perfeito e, após muitos estudos e testes, desenvolvemos o nosso próprio produto. São mais de 500 ingredientes em uma composição exata de elementos que vêm do ar, da fauna e da flora, tudo para manter o substrato da sua planta vivo, rico e equilibrado.

Bokashi em cápsulas

Um dos principais cuidados ao realizar a adubação da terra é utilizar a quantidade ideal do composto orgânico. Se, por um lado, colocar pouco adubo não surte nenhum efeito, a dosagem em excesso pode queimar a planta e comprometer sua saudabilidade.

Pensando em facilitar a vida dos menos experientes ou de quem possui uma rotina mais atribulada, nós transformamos o nosso bokashi em uma pílula supernutritiva! Com aplicação inteligente e dosagem controlada, as cápsulas liberam de forma gradual e constante todos os nutrientes necessários para manter as verdinhas sadias. Basta distribuí-las sobre a terra e regar – por serem gelatinosas, elas vão se espalhar aos poucos.

Outro detalhe é que também desenvolvemos versões específicas para aquelas espécies mais delicadas, como as orquídeas, suculentas e hortaliças, facilitando o processo de manutenção. 

Vale lembrar, também, que o bokashi em cápsulas é indicado para os pais e mães de pet, uma vez que a versão sólida possui um cheiro mais atrativo para os bichinhos, aumentando as chances de os curiosos mexerem na terra.

Bokashi líquido

Geralmente é utilizado em plantas epífitas – aquelas que vivem sobre outras, como as orquídeas no tronco das árvores –, uma vez que elas não estabelecem contato com o solo. Nesses casos, o adubo é diluído em água e aplicado com borrifador.

Aqui, é preciso ter atenção redobrada com a dosagem para não queimar a folha das plantas ou molhá-las em excesso, provocando seu apodrecimento.

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta