Pular para o conteúdo principal

Bora saber mais sobre essa prática milenar? Ela usa os aromas dos óleos essenciais para melhorar a nossa saúde física e mental, além de nos reconectar com a natureza

Há muitos e muitos anos, quando ainda não existiam médicos nem medicamentos, a cura para quase todos os males estava nas plantas. Graças a um crescente movimento de resgate das nossas raízes, muitos desses antigos conhecimentos têm sido novamente valorizados e voltaram à tona – entre eles, o costume da aromaterapia e os benefícios dos óleos essenciais.

Justamente por ajudar na sensação de bem-estar, reforçar a imunidade e contribuir para a melhoria de diversos problemas, a técnica passou a fazer parte do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2018, por meio de um programa que oferece recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e são usados de maneira complementar à medicina convencional, observando o paciente como um todo. Mais um ponto do nosso SUS!

Mas afinal, o que é aromaterapia?

De acordo com a definição da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia (Aromaflora), a prática é uma terapia complementar e integrativa utilizada para promover e manter a saúde e o equilíbrio físico, mental e espiritual. Pela sua natureza holística, ou seja, que procura oferecer uma visão completa, o objetivo é buscar a causa de uma doença, em vez de apenas tratar seus sintomas.

Por meio do uso de óleos essenciais encontrados em mais de 300 plantas e extraídos de partes como troncos, folhas, raízes, frutos, flores e sementes, é possível combinar propriedades terapêuticas estimulantes, relaxantes ou equilibrantes para o nosso organismo.

Isso acontece porque existe uma ligação direta entre o olfato e o cérebro. Quando sentimos um determinado cheiro, uma série de moléculas entram nas nossas narinas, ativando diversos neurônios e gerando estímulos em diferentes áreas cerebrais, como o sistema límbico, responsável por nossas memórias e emoções, e o hipotálamo, que controla respostas fisiológicas e reage ao estresse.

Terapia milenar

Foi em 1928 que o químico francês Maurice René de Gattefossé usou o termo aromaterapia pela primeira vez. Ele queimou o braço enquanto realizava alguns experimentos em seu laboratório e, como reação, acabou mergulhando o membro em um recipiente cheio de óleo essencial de lavanda.

Diante da sensação de alívio, e uma evolução do quadro que não apresentou dor nem infecções, Maurice resolveu se aprofundar nessa linha de pesquisa. Já Jean Valnet, um de seus discípulos, ficou conhecido por recorrer ao uso dos óleos essenciais durante a Segunda Guerra Mundial, utilizando-os para a cicatrização de ferimentos dos soldados.

Outro nome importante é o da bioquímica austríaca Marguerite Maury. Foi ela que desenvolveu o método de diluição e aplicação dos óleos combinados à prática da massagem. Entretanto, registros milenares apontam resíduos da substância em tumbas faraônicas, há nada mais do que 6 mil anos!

Óleo essencial: para que serve?

Além de contribuir para o nosso bem-estar físico e mental, a prática promove o resgate de saberes ancestrais e nos coloca em contato com toda a potência da natureza.

Atualmente, os óleos essenciais são usados, principalmente, por meio da inalação e da aplicação na pele – essa última deve ser feita com diluição em óleos vegetais ou cremes neutros, por exemplo. É importante ressaltar que a ingestão dessas substâncias é vetada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Um óleo para cada momento

Nós da Yes We Grow acreditamos que muitas das respostas e soluções que tanto procuramos – e precisamos – estão na natureza. Nesta jornada de reconexão com os espaços e elementos naturais, ganhamos em autoconhecimento e descobrimos novos caminhos rumo ao bem-estar.

Em um momento em que nossas rotinas pedem por novos hábitos e rituais, é com grande alegria que lançamos a linha Óleos Essenciais* Ânimo, Foco e Calma – três blends exclusivos, que contribuem para os tão necessários movimentos de autocuidado e autoconhecimento.

Práticos, os blends da Yes We Grow vêm em formato roll on, prontinhos para uso. Veganos, sem parabenos, óleo mineral ou qualquer tipo de material sintético, é só aplicar na pele e pronto! 

Agora, aproveite para conferir os benefícios de cada uma dessas poderosas combinações.

Óleo Essencial Ânimo

Ingredientes: alecrim, laranja doce, cipreste e limão siciliano.

Apresenta propriedades anti-inflamatórias que ajudam no alívio de dores de cabeça e reduzem o estresse, além de contribuir para o tratamento da asma e da bronquite. Traz mais ânimo e motivação, resgatando a nossa criança interior e conferindo alegria. Tem efeito tranquilizante, contribuindo para aqueles momentos de mudanças repentinas. Sua ação ansiolítica ajuda a “abrir o coração”, aliviando os medos emocionais e a sensação de perda.

Óleo Essencial Foco

Ingredientes: capim limão, limão siciliano e alecrim.

Com propriedades antimicrobianas, aumenta as defesas imunológicas do organismo, melhora a disposição e a concentração. Sua fragrância convida a uma meditação profunda, podendo reverter dores de cabeça e reduzir o estresse, além de auxiliar no alívio dos medos emocionais e a sensação de perda.

Óleo Essencial Calma

Ingredientes: lavanda, petitgrain e laranja doce.

Suas propriedades ajudam no combate da insônia e da ansiedade, enquanto seu aroma calmante e relaxante alivia a tensão e o estresse. Purificador, reduz a irritação, traz mais segurança e refresca a mente. É altamente recomendado para deficiências emocionais e situações de estresse crônico. Também resgata a nossa criança interior, retomando memórias positivas relacionadas a felicidade e saúde.

* Óleos essenciais são um produto fitoterápico. Consulte sempre um médico.

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta