Saiba como driblar os principais desafios relacionados à produção caseira de alimentos e realize a sua primeira colheita em apenas quinze dias
Comer é um dos principais prazeres da vida. Agora, você já experimentou saborear um alimento cultivado, colhido e preparado com suas próprias mãos? Sem dúvidas é uma experiência completamente diferente e é possível aos que possuem horta em casa.
Seja por uma alimentação mais saudável, pelo prazer de observar as diferentes espécies se desenvolvendo ou pelo bem-estar mental, diversas pessoas têm optado por cultivar algum tipo de alimento em sua própria residência.
Não à toa, a prática é recomendada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, pois promove o desenvolvimento das habilidades culinárias e o consumo dos alimentos in natura.
É verdade que mesmo espaços pequenos ou com falta de iluminação adequada não são impeditivos para a manutenção de uma horta em casa. Aliás, foi justamente desse desafio tão comum aos adeptos da agricultura urbana que nasceu a Yes We Grow!
A nossa Horta Inteligente, por exemplo, tem um sistema de iluminação e irrigação automatizado que permite a qualquer pessoa plantar e colher o seu próprio alimento, sem complicação.
E, pensando naquele público que não vê a hora de realizar a colheita da vez, apresentamos Horta Inteligente para Microverdes, que combina toda a praticidade da horta automática à rapidez do ciclo de produção desses pequeninos vegetais.
O resultado? Em cerca de 15 dias você poderá saborear uma deliciosa salada, dedicando nada mais do que 30 minutos por semana à sua plantação particular!
Mas o que são microverdes?
Tratam-se de microvegetais comestíveis, que medem de 5 a 10 centímetros, da folha até a raiz. Eles podem ser hortaliças, ervas aromáticas, legumes, entre outros, desde que sejam colhidos após a fase de broto. Orgânico e altamente nutritivo, possui até 40 vezes mais nutrientes que os cultivos tradicionais.
Para saber mais, confira esse post sobre o tema.
Horta em casa: principais desafios
A seguir, entenda como o sistema automatizado da Horta Inteligente Microverdes ajuda você a driblar aqueles percalços tão comuns na manutenção de uma horta em casa.
Desafio 1: espaço
Quem mora em um apê ou casa pequena, sem quintal, terraço ou varanda sabe o quanto é preciso perseverar pelo bem-estar das plantinhas. Muitas vezes o espaço disponível não tem a insolação adequada, ou as espécies acabam lutando entre si para garantir o seu lugar ao sol.
Com a Horta Inteligente da Yes, We Grow, você vai precisar de exatos 48 cm de altura, 61 cm de comprimento e 19 cm de largura – um espaço similar ao desktop de um computador. Ela acomoda perfeitamente seis vasos para o plantio.
Desafio 2: iluminação
Essencial para a manutenção e o desenvolvimento saudável das plantas, é ela quem permite o processo de fotossíntese – que, resumidamente, transforma luz em energia e garante o crescimento da espécie cultivada.
No geral, as espécies de horta – como hortaliças e vegetais – demandam boas horas de exposição à luz solar. Mas sabemos o quanto isso é raro em ambientes urbanos. Por isso, o sistema automático da Horta Inteligente garante a quantidade ideal de luminosidade para as plantas. Ele fica aceso durante 16 horas e desliga por 8 horas. E o melhor: sem impactar a sua conta de energia elétrica.
Desafio 3: irrigação
Mais um item essencial para o desenvolvimento saudável das plantas, a água ajuda a diluir os nutrientes que serão processados na fotossíntese, além de transportá-los para todas as partes da espécie. Ela também ajuda a regular a temperatura da planta e dá consistência à sua estrutura, tornando-a mais resistente a quebras.
O ideal é que o substrato da horta esteja sempre úmido, mas nunca encharcado. Para isso, é preciso acompanhar constantemente a situação do solo, observando a necessidade de rega – uma prova de fogo para quem tem uma rotina atribulada, passa boa parte do dia fora de casa ou realiza viagens constantes.
Com o objetivo de facilitar mais essa etapa, a Horta Inteligente da Yes We Grow tem autonomia de até 25 dias para você não se preocupar com as regas. Basta acrescentar 2 litros de água no local indicado e pronto! Lembrando que o ideal é utilizar água filtrada, livre de cloro.
Desafio 4: desenvolvimento e tempo de colheita
Começar uma produção caseira de alimentos é lidar, também, com a expectativa da colheita. Em hortas comuns, a retirada das hortaliças ou leguminosas cultivadas pode levar, no mínimo, 60 dias.
É aí que entra mais uma vantagem dos microverdes. Por serem retirados logo após a fase de broto, seu ciclo de desenvolvimento é muito mais curto. Os chamados vegetais de crescimento rápido, como acelga, couve e mostarda, podem ser colhidos em um intervalo de 7 a 15 dias. Já as de crescimento lento, como as ervas, demandam no máximo 30 dias.
Outra facilidade é que a Horta Inteligente acompanha o Mix de Plantio da marca, um substrato rico em nutrientes que ajuda a garantir a excelência da sua colheita. Afinal, nada melhor do que acompanhar o desenvolvimento saudável dos seus microvegetais para manter o entusiasmo lá em cima com a sua horta particular!
Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00