Antes vistas apenas como objetos de decoração, as mini abóboras vem se tornando cada vez mais populares como ingrediente principal de inúmeras receitas.
No Brasil ainda não é tão fácil encontrá-las nos mercados convencionais, mas a boa notícia é que elas são ótimas para cultivar em hortas pequenas ou em vasos, dentro de casa. Dela podemos consumir as sementes, os brotos, as folhas e os frutos, verdes ou maduros.
Como preparar o vaso
Para as mini abóboras crescerem saudáveis, a planta precisa de um solo bem drenado e com disponibilidade de matéria orgânica e nitrogênio. Prepare um substrato adequado ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico. É importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem.
Como germinar e plantar
Podem ser germinadas no local definitivo ou para transplante. Plante apenas uma muda por vaso, colocando 2 a 3 sementes em uma profundidade de 1 a 2 centímetros e cobrindo com terra.
Mantendo-a sempre úmida, as sementes começarão a brotar entre 4 e 8 dias. Ao surgir o segundo par de folhas, transporte para o local definitivo, garantindo que haja apenas 1 muda por vaso para não haver competição de espaço e nutrientes.
Qual a melhor época para plantar?
A época ideal para plantar as mini abóboras é de Agosto a Fevereiro em São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nos demais estados, são facilmente cultivadas durante o ano todo.
De que tamanho minha planta vai ficar?
Isso varia conforme as condições de cultivo (disponibilidade de luz, água, nutrientes, tamanho do vaso, tipo de tutoramento*, podas). No geral elas crescem cerca de 10-15cm verticalmente e as suas ramas se espalham bastante para os lados podendo atingir um comprimento de até 4m (normalmente 1-2m).
(*Tutoramento: técnica da agricultura onde se utilizam pedaços de bambu, varas de madeira ou outros materiais com a finalidade de amparar a planta, orientando seu crescimento.)
Posso plantar em vasos?
Sim, pelo tamanho das raízes e estrutura da planta, recomendamos utilizar vasos médios ou grandes.
Necessidade de sol
As mini abóboras gostam muito de sol e precisam de bastante luminosidade. A quantidade ideal de sol diário é de 8 horas, com mínimo de 4 horas.
E se eu plantar direto na horta?
A planta tem crescimento rasteiro e pendente e recomenda-se um espaçamento de 1 metro entre as mudas e 2 metros entre os berços ou canteiros.
Como irrigar
Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela. É importante manter o substrato sempre úmido mas nunca encharcado. A frequência da rega pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.
Como faço para adubar?
O sucesso da sua planta depende dos nutrientes presentes no solo. Para garantir que o seu substrato atenda às necessidades da planta, recomendamos a adubação semanal. Confira os nossos produtos de Nutrição Básica e Estimulante.
Quando começo a colher?
A colheita das mini abóboras depende diretamente do amadurecimento dos frutos, que aparecem entre o terceiro e quarto mês de cultivo.
Como devo colher?
Quando o talo estiver seco, corte mantendo o talo na abóbora para evitar apodrecimento.
Tenho que podar?
Se a sua planta estiver crescendo muito verticalmente, corte a ponta do caule principal para favorecer o crescimento lateral. Outra poda interessante é a remoção dos primeiros brotos de flor, o que atrasa a floração e mantém a planta produzindo por mais tempo.
Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?
No caso da mini abóbora, o ideal é manter apenas uma muda por vaso, sem misturar com outras plantas.
Quais as pragas e doenças mais comuns?
A maior parte dos problemas são evitados ao manter uma boa nutrição e irrigação constante. A abóbora é bem resistente, porém, quando há desequilíbrio no sistema, pode ser afetada principalmente por fungos ou formigas.
Como posso combater as pragas?
Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas, é possível adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.
A principal medida que ajuda todo tipo de horta é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, manjericão, alecrim, citronela e hortelã são repelentes naturais para a maioria das pragas, então considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante é utilizar algum tipo de repelente natural – conheça o nosso produto.
Se o seu problema for com fungos, provavelmente existe um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido, então evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados.
É recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença para que não se espalhe.
Quanto tempo dura?
As abóboras são plantas anuais, o que significa que a planta cresce, dá flores, forma frutos e depois entra em senescência, começa a murchar e morre. O ciclo completo pode durar entre 4 meses e 1 ano, dependendo das condições de cultivo.
Se desejar ter uma produção constante de abóbora é interessante ter mais de uma planta. Recomendamos plantar outro pé quando sua primeira planta atingir 1-2 meses de vida.
Como posso reproduzir?
Se quiser produzir sementes, deixe que algumas abóboras amadureçam bastante no pé. Depois é só colher e plantar essas sementes que estão prontas para germinação, iniciando um novo ciclo.
Ciclo Fenológico
Fase de Germinação: 10 dias
Sua semente vai germinar e se transformar numa muda em aproximadamente 10 dias.
Fase de Crescimento: 30 dias
Nesta fase, a muda vai se desenvolver e se tornar uma planta adulta.
Fase de Floração: 60 dias
A tão esperada florada começa no segundo ou terceiro mês e dura cerca de 30 dias.
Fase de Produção: 90 dias
As primeiras abóboras vão aparecer e o processo de amadurecimento se inicia.
Fase de Colheita: 110 dias
As abóboras vão ficando maduras. É hora da colheita!
Final do Ciclo: Após a colheita a planta começa a murchar e perder o vigor. É hora de germinar novas sementes.
Fatos Científicos:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Família: Cucurbitales
Gênero: Cucurbitaceae
Com este guia você pode cultivar mini abóboras orgânicas da melhor forma possível. Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários. Bom cultivo!
Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00