Pular para o conteúdo principal

Extremamente nutritivas, ricas em vitaminas A, C e E, também possuem propriedades anti-inflamatórias. Possibilitam o cultivo sem dificuldades e são extremamente saborosas, podendo ser consumidas cruas ou cozidas. 

Como preparar o vaso

Para que o espinafre cresça saudável, é necessário um solo com matéria orgânica, boa drenagem e nitrogênio. Prepare um substrato ideal ou aproveite para conferir nosso Mix de Plantio. É importante plantar em vasos com furos ou com sistema de drenagem. 

Como germinar e plantar

Podem ser plantadas já no vaso final ou realizar transplantes. Coloque 2 a 3 sementes em uma profundidade de um a dois centímetros, cubra com terra. Mantenha sempre bem úmido durante o período de germinação, as sementes começarão a brotar entre 7 a 21 dias.

Ao surgir o segundo par de folhas, transporte para o vaso definitivo, garantindo que haja apenas uma muda por vaso, para não ocorrer competição de espaço e nutrição.

Qual a melhor época para plantar?

Regiões com temperaturas entre 18° e 24° são ideais para o plantio, garantindo o sucesso durante o ano todo. 

De que tamanho minha planta vai ficar?

Isso varia conforme as condições de cultivo (disponibilidade de luz, água, nutrientes, tamanho do vaso, tipo de tutoramento*, podas). Normalmente crescem entre  20 e 30 cm de diâmetro. 

(*Tutoramento: técnica da agricultura onde se utilizam pedaços de bambu, varas de madeira ou outros materiais com a finalidade de amparar a planta, orientando seu crescimento.)

Posso plantar em vasos? 

Sim! Indicamos a utilização de vasos médios ou grandes. 

Necessidade de sol 

É necessária a exposição ao sol por pelo menos 4 horas diárias. Se possível, é ideal que a planta receba sol por mais de 6 horas. 

E se eu plantar direto na horta?

O Espinafre possui crescimento rasteiro e pendente, é recomendado um espaçamento de 30 cm entre as mudas e 50m entre os berços ou canteiros.

Como irrigar 

Irrigue sempre ao redor da planta, perto da parede do vaso, isso estimula o crescimento da raiz. É ideal manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. A frequência da irrigação varia conforme as condições do local. 

Como faço para adubar?

A saúde da sua planta depende da disponibilidade de nutrição, é recomendada a fertirrigação semanal. Confira nosso produto prático para nutrição ideal, a Nutrição Básica | Pronto uso.

Quando começo a colher? 

O crescimento das folhas de espinafre depende das condições gerais. Caso esteja com as condições necessárias, normalmente em torno de 60-80 dias desde a germinação até a colheita.

Como devo colher?

Deve ser colhida retirando as folhas individuais. 

Tenho que podar? 

Se a sua planta estiver crescendo muito verticalmente, corte a ponta do caule principal para favorecer o crescimento lateral. Normalmente não há necessidade de realizar podas. 

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso? 

É ideal que seja mantida apenas a muda do espinafre por vaso. 

Plantas companheiras do espinafre: Morango, Feijão, Cebola, Beterraba e Couve Flor.

Quais as pragas e doenças mais comuns?

A maior parte dos problemas são evitados ao manter uma boa nutrição e irrigação constante. 

É comum o aparecimento de alguns vermes e lagartas que adoram se alimentar das folhas e raízes. Pulgas, caracóis e afídeos são comuns. A prevenção nesses casos é o mais eficiente. Garantir que sua planta esteja saudável com a nutrição correta reduz os riscos de pragas.  

Como posso combater as pragas? 

Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas, é possível adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.

A principal medida que ajuda todo tipo de horta é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, manjericão, alecrim, citronela e hortelã são repelentes naturais para a maioria das pragas, então considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante é utilizar algum tipo de repelente natural – conheça o nosso Óleo Cítrico Adjuvante – Pronto Uso.

Se o seu problema for com fungos, provavelmente existe um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido, então evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados. É recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença para que não se espalhe.

Quanto tempo dura?

Os espinafres são plantas anuais, o que significa que o seu ciclo é demarcado – nasce, cresce, produz e morre. O ciclo completo pode durar entre 4 meses e 1 ano, dependendo das condições de cultivo. Em algumas raras ocasiões pode durar até 2 anos.

Se desejar ter uma produção constante de espinafre é interessante ter mais de uma planta. Recomendamos plantar outro pé quando sua primeira planta atingir 1-2 meses de vida.

Como posso reproduzir?

Se quiser produzir sementes, deixe que algumas flores do espinafre se desenvolvam e amadureçam bastante no pé. Depois é só colher e plantar as sementes que estão prontas para germinação, iniciando um novo ciclo.

Ciclo Fenológico

  • Fase de Germinação: 7 a 21 dias

Sua semente vai germinar e se transformar numa muda.

  • Fase de Crescimento: 40 dias

Nesta fase, a muda vai se desenvolver e se tornar uma planta adulta.

Fase de Produção: 60 dias

O seu espinafre vai estar produzindo bastante folhas.

Fase de Colheita: 80 dias

O espinafre está grande e a colheita é abundante.

Final do Ciclo: 90-140

A sua planta vai começar a murchar e perder o vigor. É hora de germinar novas sementes.

Fatos Científicos:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Família: Amaranthaceae

Gênero: Spinacia

Com este guia você pode cultivar espinafres orgânicos da melhor forma possível. Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários. Bom cultivo!

Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00

Deixe uma Resposta