Leitura de 5 minutos
Plantar na cidade? Isso não é novidade!
Você já parou pra pensar que tudo que a gente come, precisou ser plantado um dia? As plantas são a base da nossa alimentação e sem elas a gente não consegue ter uma vida saudável. Plantar e colher são atividades ancestrais, muuuito importantes pra todos nós.
A cidade já nasceu junto com a agricultura!
Plantar faz parte da nossa história e do surgimento das cidades. Os nossos antepassados, quando fundaram as primeiras vilas estavam aprendendo a plantar. Esses povoamentos pioneiros, que eventualmente se transformaram nas cidades, surgiram da necessidade de habitar um lugar fixo para experimentar e cultivar cada vez mais. As primeiras cidades do mundo só foram possíveis graças à tecnologia de cultivo agrícola.
Por que será que a gente parou de plantar? Quando exatamente isso aconteceu?
No século passado, a agricultura se transformou bastante. Uma nova mentalidade passou a orientar a produção do alimento: o campo produz e a cidade consome.
Vimos a agricultura se divorciar do espaço urbano e se reorganizar como um processo industrial. Foi aí que entramos pra era das monoculturas e das commodities, deixando de lado toda a diversidade de espécies que nossos antepassados cultivaram.
O cultivo foi se desconectando do seu propósito inicial: alimentação humana. Agrotóxicos, fertilizantes químicos, transgenia, desmatamento, poluição… A logística do alimento tornou-se um grande problema.
Essa “nova” divisão já nasceu ultrapassada.
Isso não é bom para nós e nem para o planeta!
Queremos cidades mais verdes, alimentos mais saudáveis e pessoas mais felizes. Acreditamos na necessidade de reintroduzir o plantio na nossa vida, para resgatar esse hábito coletivo ancestral que é tão benéfico pra todos nós.
Vem com a gente aprender e incentivar outras pessoas sobre o cultivo urbano. Bora plantar!
Por que é importante reviver essa cultura?
- Produzir parte do seu alimento
Ser mais auto-suficiente produzindo uma parte daquilo que você consome. Substituir alguns insumos, que você tem o costume de comprar, pela própria produção caseira. Mais independência e economia para o lar.
- Alimento mais fresco e saudável
Sem agrotóxico, transgenia ou fertilizantes químicos. Colher na hora de comer, é a garantia da carga máxima de nutrientes e frescor que o alimento pode oferecer.
- Menos plástico e menos poluição
O alimento vai da horta pra mesa, sem necessidade de embalagens ou transporte. Toda logística do alimento fica mais simples e o processo é ecológico de ponta a ponta.
- Saúde mental
A atividade de cultivar é terapêutica, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade. A dinâmica da horta vai desacelerar a vida corrida da cidade, criando um espaço de relaxamento e contemplação. A recompensa mental de se conectar com as plantas e colher aquilo que plantou é enorme!
- Convivência familiar e comunitária
O trabalho coletivo na horta é perfeito para a conexão entre indivíduos. Membros de todas as faixas-etárias conseguem trabalhar e se divertir de forma complementar. Conheça a horta do seu bairro, faça amigos, troque sementes e aprenda em comunidade.
- O planeta agradece!
Produzir alimento saudável, fresco e sustentável para uma população que não para de crescer, é um dos grandes desafios do mundo contemporâneo. A separação clássica entre cidade consumidora e campo produtor têm se mostrado insuficiente, apresentando problemas logísticos e sérias implicações socioambientais. A agricultura urbana surge como uma resposta a este desafio, buscando transformar nossas cidades em espaços produtores de alimento. Reduzir a distância entre o produtor e o consumidor, significa aumentar a qualidade do alimento e reduzir o desperdício no transporte e armazenamento.
“Mas eu não sei plantar” | “Eu não sou dedo verde” | “Minhas plantas sempre morrem”
Infelizmente são frases que ouvimos muito… acontece que nada disso é verdade. QUALQUER UM pode plantar!
É justamente por isso que nasceu a Yes We Grow. Queremos te mostrar que com alguns conhecimentos, equipamentos e cuidados é bem fácil ter uma pequena horta ou vasos em casa – consulte o nosso guia aqui.
Mesmo assim, se isso ainda parece um grande desafio para você, experimente o cultivo de brotos. Eles são deliciosos e super simples de serem produzidos. Vai ser o incentivo que você estava precisando
Bom cultivo!
Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!
Aproveite todo o site em até 10 vezes sem juros e frete grátis em compras acima de R$ 249,00